“Ganhar o coração de um espanhol é muito difícil. Demora anos até que ele passe a confiar em alguém – especialmente em se tratando de um estrangeiro. Mas o Projeto ‘Espaço, Vida & Música’ conseguiu criar, em tempo recorde, muitas amizades em um ambiente comum a estudantes, familiares e professores. Sem rótulo de evangélico e não evangélico, Deus foi quebrantando corações e nos usando para fazer Jesus Cristo ser conhecido. Assim, os que não conheciam ao Senhor puderam ver na prática o que não tinham e não entendiam: como é uma vida com Jesus.”

O relato do missionário Armando Netto, que atua na Espanha desde 2012, nos mostra as barreiras e ao mesmo tempo o avanço do Evangelho na vida de um povo que clama por Deus. Pensando em como criar relacionamentos intencionais entre crentes e não crentes, os missionários Armando e Catarina Netto iniciaram um projeto de ensino musical, formação de orquestra e aulas de instrumentos musicais para alcançar crianças a partir dos três anos de idade, bem como suas famílias.

O projeto “Espaço, Vida & Música” tem o tempo básico de cinco anos de duração. Ao término, quando as crianças completam oito anos, participam de um exame para uma chance de entrar no conservatório da cidade e começar uma carreira musical. Dos alunos do projeto, cinco conseguiram uma vaga em 1º, 2º, 3º e 4º lugar dentre as outras 800 crianças concorrente. Uma vitória fantástica que tem feito o projeto se tornar cada vez mais conhecido na cidade. Em média, 100 alunos – sendo 70 estudantes e 30 pais – são atendidos pelo projeto musical.

A obra missionária realizada através da música tem sido importante para muitas crianças e contribuído para uma transformação genuína na vida de suas famílias. Um dos muitos casos relatados pelo missionário é o de Rosa Maria, de 32 anos, que morava em frente à igreja na qual o projeto acontece.

Quando procurou o “Espaço, Vida & Música” para matricular seu filho de três anos, ela estava emocionalmente destruída por uma separação recente e cuidando de seus dois filhos pequenos. Através do contato com o projeto e os missionários, Rosa Maria conheceu Jesus Cristo e teve sua tristeza transformada em alegria.

“Sempre recordamos uma frase dela: ‘A música foi como ar fresco em minha janela’. Rosa é uma mulher encantadora, apaixonada por Jesus e testifica sobre Ele em todo o tempo. Seu filho mais velho, que por cinco anos estudou conosco, hoje é um brilhante aluno no conservatório da cidade de Sevilha; e o menor já segue os passos do irmão mais velho. É uma família que foi transformada por Deus através da música”, conta o missionário Armando.

 

Rosa Maria e seus dois filhos

 

Outro testemunho comovente é o de Juan Adolfo, de 49 anos, estudante de saxofone no projeto. No extremo de sua dor, vendo sua filha de 17 anos morrer por conta de um câncer, ele conheceu a Cristo. Hoje seu coração transborda de alegria e, mais do que nunca, tem sua fé firmada no Salvador Jesus.

Em um dos jantares de Ceia de Natal oferecidos na casa dos missionários – que convidam estrategicamente famílias crentes e não crentes –, os parentes de Juan Adolfo questionaram: “O que aconteceu com Juan Adolfo? Apesar de tudo o que sofreu, tem uma alegria inexplicável!”. A mudança na vida dele se refletiu de tal modo que impactou até os que o conheciam há anos! Com essa oportunidade, os missionários puderam evangelizar também seus entes queridos.

 

Juan Adolfo com seu certificado de batismo

 

Deus tem usado seus servos e o projeto de música para abençoar as vidas dos espanhóis. Ainda há muito a ser feito no país, mas você pode ajudar.

Faça a Espanha se alegrar com suas orações e doações!

 

Doe Agora

 

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)