Quero destacar uma viagem que marcou profundamente o meu ministério durante esses 15 anos, como missionário. Nos últimos cinco anos tenho suplicado as suas orações pelo Leste da Ucrânia, onde há guerra contra invasores russos nos estados de Lugansk e Donetsk. Eles invadiram, inclusive, as igrejas batistas fazendo reféns, tanto nossos irmãos quanto os líderes, além de tomarem as nossas propriedades e templos. Com isso, muitos militares e civis já morreram nos confrontos.

Há cerca de um ano e meio, eu dava aulas de missiologia na cidade de Lviv, no nosso maior seminário nacional, passando a visão e DNA missionário aos alunos, durante uma semana de estudos intensivos. Até que um dos seminaristas, o jovem Roman, oriundo da zona de combate militar, foi impactado de tal maneira que marcou um encontro comigo depois das aulas. Chorando, ele implorou que visitasse a igreja e a região dele para a realização de conferência missionária para jovens daquela região. Começamos a orar e planejar o evento, no estado mais perigoso da Ucrânia.

Dentro de mim, confesso, além do medo, estava incrédulo e duvidoso em relação ao momento para realizar a conferência.

Durante um ano, oramos e preparamos o evento histórico naquela região. Pela graça do Senhor, no final de março e no início de abril, chegamos às cidades mais perigosas da Ucrânia, perto da zona de combates e bombardeios permitidos para os civis, e realizamos a primeira Conferência Missionária com o tema “Missões como estilo de vida”.

Reunimos representantes das cinco cidades e igrejas locais; Lissictansk, Severo-Donetsk, Svatovo, Rubijne e Starobilhsk. Como também, os representantes de outros três estados vizinhos. Esperávamos por cerca de 50 a 60 pessoas presentes, no entanto, a nossa fé foi pequena demais e compareceram cerca de 200 jovens.

Quando fiz o apelo, chorei, pois dezenas de mãos se levantaram em sinal de decisão ao lado de Cristo, e outros se consagrando ao ministério missionário. Chorei ainda mais quando parei para entender o mover de Deus, que muitas vezes vai contra a lógica humana.  Pois naquela região, apesar dos combates militares e mortes praticamente todos os dias, a Igreja de Cristo avança e recebe vitórias, levantando os soldados de Cristo para ir e alcançar pessoas, tanto dentro quanto fora do nosso país.

Ore pelos jovens batistas que tomaram suas decisões naquela primeira conferência missionária, para que a chama do Senhor de missões mantenha a vocação em seus corações. Ore pela segurança e proteção tanto de igrejas e líderes locais, quanto do povo durante a guerra, para que as dificuldades, permitidas por Deus, despertem o desejo de procurar a proteção e a salvação no Príncipe da Paz.

Que o Senhor, em Sua riqueza e glória, supra cada uma de suas necessidades.

Lyubomyr Matveyev
missionário na Ucrânia
    

Doe Agora