Também na Espanha, infelizmente, já é assunto a pandemia da Covid-19. E alguns irmãos estão nos escrevendo e ligando para perguntar sobre como estamos por aqui.

 No dia 14 deste mês, o governo espanhol decretou estado de emergência em todo o país e a determinação é de isolamento (permanecer em casa) visando combater o avanço do vírus. 

 Nós estamos bem, orientados e apoiados pela nossa Junta de Missões Mundiais e seguindo as diretrizes da Federação de Igrejas Evangélicas da Espanha com respeito aos trabalhos com a igreja. 

 Em um pronunciamento nacional recente, o Ministro do Interior aqui da Espanha declarou que o país vai controlar as fronteiras terrestres com os países vizinhos, Portugal e França. A cada dia fica mais restrita a circulação marítima e aérea. E existe a possibilidade de ampliar o tempo de quarentena de 15 para mais dias. Em menos de uma semana o número de contágios mais que dobrou.

 Temos acompanhado as noticias e sabemos que no Brasil a situação está tomando também proporções mais sérias. O desafio é de todos nós!

 Vamos precisar mais da graça do Senhor nesse tempo para manter a tranquilidade, paciência e disciplina e estar em reclusão, afastados de contato com a vida social.

 Temos cuidado muito da nossa alimentação, da rotina diária, com alguns exercícios físicos (descer e subir as escadas do prédio), ter tempo devocional em tranquilidade, aproveitando para ler e estudar mais, preparar recursos para os líderes, orando e intercedendo pelas necessidades que chegam (e que são muitas). 

 Quanto ao trabalho, estamos em contato com os lideres que temos assessorado utilizando as videoconferências, o mesmo fazemos com o discipulado.

 Preparamos a mensagem que deveríamos entregar na Celebração da Missão no Rincón de La Vitória Orientamos o missionário Paulo Silva para preparar também uma palavra de ânimo aos irmãos e, assim, manter o grupo unido e alimentado espiritualmente.

 Pedimos a você que redobre as orações por nós, pela Espanha e toda a Europa. Sentimos a falta de fé, da presença de Deus nessas horas na vida do povo em geral. E, como igreja do Senhor, temos a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas.

 Na manhã em que escrevi este artigo, ao descer as escadas para meu exercício do dia, encontrei a senhora que faz a limpeza outra vez trabalhando, pela terceira vez na semana. E como não é o habitual, perguntei e me interessei em saber se morava longe e como fazia para vir. E ela disse que o jeito era vir pra não perder o trabalho. No final da nossa conversa eu lhe disse: "Que Deus te proteja." E ela riu. Com certeza ela não esperava essa palavra. Ore para que os crentes possam aproveitar esse momento para dar testemunho do amor e da esperança em Cristo.

 

Sylvia Ramiro
missionária na Espanha e esposa do Pr. Marcos Bonfim

 

Doe agora