A Itália começa a dar sinais de recuperação na luta contra a pandemia do coronavírus. O país que chegou a encabeçar a lista dos com mais número de infectados e mortos, hoje já começa a interromper aos poucos o isolamento social. Esta semana algumas lojas já estão sendo reabertas. Com o maior número de mortes no continente europeu, mais de 20 mil, e quase 160 mil casos diagnosticados, a Itália foi o primeiro país por lá a impor um confinamento total, ainda no dia 9 de março. Isso fez com que os missionários de Missões Mundiais no campo italiano adaptassem suas ações junto à população.

Grande parte das ações passou para o ambiente digital. Apenas as de atendimento social foram totalmente interrompidas, diante da proibição de contato presencial entre as pessoas.

“Estamos realizando praticamente todas as nossas atividades missionárias online. A única que tivemos que deixar até que a quarentena acabe é o nosso Projeto Social na Estação de Roma Términi”, conta o missionário Fábio Pegas.

A mudança tem mostrado um fato curioso, observado pelo casal Luiz Cláudio e Denise Marteletto:

“As atividades normais, como os cultos dominicais e os encontros dos pequenos grupos durante a semana foram adaptados. Estamos reunindo a igreja nos cultos online e realizando os estudos bíblicos usando as salas virtuais. Estamos também aproveitando o momento e passamos a investir mais nas mídias sociais. Temos visto que a Palavra de Deus tem alcançado mais pessoas”.

Outra novidade que as atividades online têm proporcionado é a participação maior de visitantes, segundo o casal Fábio e Nathalia Pegas.

“Temos tido visitantes em nossas atividades online. Somente domingo passado tivemos sete não crentes participando do culto e três aceitaram fazer discipulado online”, comemoram os missionários em Roma.

O casal Manoel e Raquel Florêncio também conseguiu se adaptar à nova realidade e conta com a ajuda do filho na gravação e edição de vídeos para as igrejas, tanto da Itália, quanto do Brasil. Eles gravam mensagens ou fazem lives com as igrejas brasileiras onde falariam presencialmente durante o período de promoção missionária.

“Tem sido um tempo de aprendizagem, de estudo, de buscar alternativas para realizar o trabalho.Tempo de buscar mais a Deus, de pedir mais sabedoria, de depender mais de Deus, de pedir criatividade para como agir. Não tem sido fácil, mas aos poucos vamos nos adaptando”, conta o pastor Manoel Florêncio.

Eles também experimentam uma maior participação nos cultos online.

“Um aspecto positivo desse período é que temos mais pessoas assistindo aos nossos cultos virtuais do que antes, no local de cultos. Quase o dobro”, comemora o pastor Florêncio.

Aprendizagem e cuidado também em família
Os missionários cuidam dos outros, mas precisam redobrar os cuidados com eles mesmos diante de um afastamento radical, que pode afetar o físico e o psicológico de muita gente.

“Depois de sete semanas de uma quarentena radical (só podemos sair para ir ao supermercado, o que estamos fazendo uma vez por semana) cremos que seja normal que estejamos começando a sentir um certo estresse, principalmente pela falta de maiores movimentos. Mas não é nada que esteja mudando o nosso estado físico ou psicológico. Procuramos relaxar com alguma atividade entre nós, fazendo alguns rápidos exercícios e caminhadas na garagem do prédio. Espiritualmente procuramos manter a nossa rotina de devocional em família e pessoalmente aumentamos o tempo de leitura da Bíblia, oração e leitura de livros”, comenta o pastor Marteletto que também é jornalista.

Todos os missionários de Missões Mundiais na Itália estão em constante contato online com as pessoas de suas respectivas e igrejas e também as que são atendidas por projetos, mas ainda não se decidiram por Cristo. Todos são unânimes em dizer que perceberam uma aproximação maior destas pessoas; um interesse real na caminhada com Cristo.

“O relacionamento está muito bom e a impressão que temos é que os laços estão cada vez mais estreitos. Todos estão firmes na fé”, conta o pastor Fábio.

“Percebemos que o grupo se mantém coeso e não registramos nenhuma situação de afastamento ou esfriamento espiritual. E as pessoas com as quais já havíamos iniciado uma aproximação evangelística, também com essas temos mantido contato para não perdermos o que havia sido iniciado”, conta o pastor Marteletto.

Manoel e Raquel Florêncio também têm uma preocupação especial com os idosos, que muitas vezes não sabem usar a internet. Com eles a ferramenta usada é o telefone.

“Temos dado assistência aos idosos da igreja através de telefonemas semanais. Eles se sentem muito sós e quando recebem uma ligação ficam muito alegres”, comenta a missionária Raquel.

Missões Mundiais tem ainda nos campos italianos o casal Caio e Astride Bottega, que no momento está em Curitiba, e Fabiano e Anne Nicodemo, que frequentemente participam de lives de Missões Mundiais e o pastor também já esteve no culto online de Missões Mundiais, assista aqui.

Todos os missionários são acompanhados pelo coordenador de Missões Mundiais para a Europa, pastor Paulo Pagaciov, e são acompanhados também pela Gerência de Missões da JMM. De acordo com o relato mais recente, desta terça-feira (14/04), todos estão bem, inclusive os membros de suas igrejas e familiares.

Ore para que este seja um tempo que servirá para um crescimento e fortalecimento da igreja do Senhor Jesus na Itália e em todo o mundo. Clame pelo sustento financeiro destes missionários e das pessoas alcançadas por eles. Participe do PAM – Programa de Adoção Missionária – contribuindo para que, juntos, prossigamos transformando a Itália e o mundo com a alegria de Jesus.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro