O livro inteiro de Atos é a história do cumprimento das palavras de Cristo em Atos 1.8, de que o Evangelho seria pregado em Jerusalém, Judeia, Samaria e no resto do mundo. Podemos também dizer que a primeira parte do livro de Atos tem como figura principal a pessoa de Pedro, apóstolo aos Hebreus, e a segunda metade a pessoa de Paulo, apóstolo aos gentios. Porém, o verdadeiro protagonista deste importante livro do Novo Testamento é o Espírito Santo. Foi Ele quem transformou a ameaça real de perseguição contra o Corpo de Cristo como é registrado em Atos 8.1 “Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém...”. Era a expansão do Reino de Deus no primeiro século. Filipe por exemplo (Atos 8) anunciou a mensagem de Cristo em Samaria, e homens e mulheres foram salvos. Refletindo sobre isso, pode-se ver claramente a graça de Deus sendo manifestada na desgraça, na adversidade e na calamidade. Somente o Senhor poderia ter transformado este mal em bem. Em segundo lugar, pode-se ver também a reação que não apenas Filipe, mas também os apóstolos e os cristãos/discípulos de Jesus tiveram naquele momento histórico. A Bíblia mais uma vez responde dizendo: “Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.” (Atos 8.4).

“Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1.8)

Como seus missionários, durante este ano conturbado e confuso de 2020, seja na Itália, no Brasil e no resto mundo, mais do que nunca é necessário imitar o exemplo dos cristãos do livro de Atos.  No dia em que escrevo este texto, 05 de agosto de 2020, eu e a missionária Anne completamos 22 anos de serviço missionário em território italiano. A gratidão a Deus enche o coração de nossa família por tão grande privilégio. No entanto, eu ainda me sinto como o jovem que aqui chegou aos 26 anos, acompanhado da sua bela esposa e com o espírito ardente para anunciar o Evangelho aos italianos. O olhar vai para o exemplo de Paulo, que antes de ser martirizado em Roma, fez três viagens missionárias, e por onde ele passava a dinâmica era a mesma: pregava, fazia discípulos, fundava novas igrejas e fortalecia os crentes. Nestes 22 anos de Itália, eu e Anne servimos em várias cidades (Napoli, Cesena, Rimini, Valconca). O local pode mudar, mas o objetivo é o mesmo.

Porém no ano de 2020, atravessamos uma nova fronteira. Sim, porque plantar igrejas significa ir pregar para novas pessoas em um novo lugar (Atos 1.8). Quando Paulo foi para um novo lugar, ele naturalmente pregou o Evangelho. “Assim que Paulo teve a visão, imediatamente procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.” (At 16.10). Em tempos de pandemia, Deus transformou a dificuldade em oportunidade para nos empurrar para o território moderno. Ele abriu uma porta ou nos deu uma conexão ao mundo virtual da internet como uma realidade a ser somada no nosso ministério. Desde março o lema tem sido: “qualquer hora, em qualquer lugar”. Em três meses mais de 100 lives streamings foram transmitidas.

Várias plataformas (Facebook, Youtube, Instagram e ZOOM) e isto tudo para celebrar ao Senhor aos domingos, para fazer discipulado, para o encontro da mulheres, jovens e crianças, mas somente um objetivo: “ir por toda a parte pregando a Palavra”. Para a alegria e louvor ao Senhor, vidas têm se achegado a Ele. Gabriele, coveiro do cemitério de Cesena, se converteu ao Senhor através da pregação na internet durante a pandemia, enquanto cremava corpos vítimas da Ccovid 19. Nicolo, Elisa, Veronica, Lina, Silvio sãos outros nomes de vidas salvas em tempos difíceis como estes. 

Lembre-se que somos todos embaixadores de Cristo! Eu e você estamos juntos nesta jornada missionária. Hoje mais do que nunca, devemos estreitar os laços no Senhor. Preciso muito de suas orações. Rogo profundamente por sua fidelidade no sustento material através de ofertas por meio do PAM - Programa de Adoção Missionária de Missões Mundiais. Lembre-se, em qualquer hora, em qualquer lugar, não podemos parar.

A ordem é avançar, pois eu e você somos representantes autorizados de uma autoridade superior que é o Senhor. Nós não criamos nossa própria mensagem. Nós fazemos um anúncio público do Evangelho de Cristo. Mais do que nunca, devemos lembrar que não podemos alterar a mensagem para agradar os ouvintes. Devemos simplesmente apresentar o Evangelho. Paulo era um homem instruído, mas pregou uma mensagem simples. A grande comissão terá sucesso, pois Jesus promete que o trabalho de edificar sua igreja lhe pertence (Mt 16.18).

Obrigado por suas orações! Apesar deste tempo, estamos todos bem e com saúde. Nenhum membro ou pessoa das Igrejas de Rimini e Cesena contraiu o coronavírus. Dois meses atrás, recomeçamos os cultos presenciais. Temos seguido as restrições que foram dadas pelo governo italiano. Distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos frequentemente.

Agradeço ao Senhor por sua vida e participação na obra e no sustento missionário. Lembre-se, a Grande Comissão é cumprida através da plantação de igrejas.

 

Fabiano Nicodemo
missionário na Itália

 

Doe agora