Pela graça de Deus estamos são e vivos; o susto do Covid-19 passou, restando alguns poucos sintomas que, aos poucos, estão passando. Louvamos a Deus pelo seu apoio, carinho e oração! Humildemente reconhecemos que sem o seu apoio o nosso trabalho se tornaria num fardo pesado.

Vivemos um momento muito interessante em nosso ministério. 

Quando a pandemia nos “fechou” dentro de casa há um ano, inicialmente estávamos sem saber o que fazer. Mas Deus nos deu uma estratégia: organizar um grupo pequeno de estudos bíblicos dentro do nosso lar. Assim, através das nossas crianças começamos a fazer amizade com os vizinhos. Como a minha esposa Iryna é comunicativa, logo se tornou amiga de algumas vizinhas e então começamos a convidar algumas famílias para jantar. Depois, saíamos juntos para passear com as crianças. Naquele momento começamos a falar abertamente sobre os nossos valores e a fé em Cristo. E oramos, oramos e oramos! 

Chegou o momento em que as próprias mamães perguntaram se juntos poderíamos ler a Bíblia. Tudo começou com Cristina, a vizinha do 7º andar e mãe de três meninos. Ela foi a primeira a vir à nossa casa. Passando por uma depressão profunda, mergulhou nos estudos encontrando o refrigério nas páginas da Bíblia, e então trouxe a sua amiga. Sem o nosso conhecimento, TUDO o que a gente ensinava sobre a epístola de Tiago, ela repassava, palavra por palavra, a sua amiga Iryna. Como resultado, ambos os esposos também se juntaram ao nosso grupo! Assim, em três meses éramos quatro casais!

O tempo passou e logo a família Karapusiuk, que mora no 2º andar, também se juntou a nós. No total, estávamos em 14 adultos e 10 crianças! Entre nós há um juiz, um diretor de uma empresa de segurança, três advogados, duas psicólogas, um cara do setor de Tecnologia da Informação e dois homens de negócios. Enfim, gente interessante.

Nosso último encontro foi muito abençoado por Deus. Considerando o fato que apenas duas famílias são crentes, sempre falamos abertamente sobre a fé viva em Cristo. Ainda não tivemos decisões, mas um dos encontros que tivemos neste mês foi diferente. Recebemos uma visita de amigos nossos, Serguei e Natasha Bolchuk. Eles são missionários que trabalham com deficientes físicos. Há 20 anos eles sofreram um acidente de carro e Natasha ficou totalmente paralisada da cabeça para baixo. Através de vários milagres feitos por Deus, eles deram uma reviravolta e agora eles possuem um dos melhores centros de reabilitação privada para deficientes físicos da Ucrânia. Centenas de pessoas já conheceram Jesus Cristo através desse trabalho.Nesse encontro eles estiveram conosco e durante duas horas contaram o seu testemunho. E a graça de Deus desceu sobre nós. 

No final, pela primeira vez, todos os homens do grupo oraram em voz alta! Um pouco sem jeito, um pouco sem saber como orar, mas o fizeram com suas próprias palavras, procurando conhecer a Deus e pedindo forças para viver segundo a vontade d’Ele. A oração do Dima foi a que mais me impressionou. Sempre calado nas reuniões, ele orou primeiro, durante quase 30 segundos. E mesmo sem saber como começar e como terminar, ele orou assim: “Deus, parece que hoje eu compreendi o que significa crer em Ti”. Depois foi a oração do juiz, Taras: “Deus, hoje eu ouvi a história de vida mais incrível em toda a minha vida”. E assim por diante. 

Eu e a minha Iryna não sabíamos que Deus havia preparado pessoas, que estavam do outro lado da parede, ardentes pela graça de Deus. 

Peço que você ore pelas famílias do nosso grupo: André Shmilikhovskyy (meu irmão) e sua esposa; Vorobets e Vika Vasiliy; Sasha e Marta Karapusuk; Pavel e Natasha Scherba; Taras e Cristina Kablak; Dima e Iryna Liahovenko. E ore por nós, seus missionários, para que sejamos instrumentos nas mãos do Senhor.

 

Anatoliy Shmilikhovskyy

Missionário na Ucrânia

Doe agora