Temos um missionário da terra, o chamaremos de “Paulo”, que desenvolve diferentes estratégias para levar o Evangelho em um país no Leste Europeu. Paulo, mesmo com toda a dificuldade e restrições durante a pandemia naquele país, decidiu organizar algumas atividades para crianças e adolescentes. Ele sabia que não seria uma tarefa fácil por toda questão das leis do país, mas as crianças passavam um grande tempo ociosas e ele queria fazer algo. Paulo, então, organizou o primeiro acampamento de esporte da cidade e chamou alguns irmãos e amigos para ajudar como voluntários na preparação do acampamento.

Chegado o momento de fazer a propaganda sobre o acampamento esportivo, cartazes foram colocados em escolas da cidade, mas tinha um porém; mesmo Paulo sendo natural daquele país, existia desconfiança dos pais em deixar seus filhos participarem de algo novo na cidade, ainda mais sendo “de igreja”. Paulo e sua igreja oraram, e foram conversar com as famílias que no fim permitiram a participação de suas crianças. Foram cerca de 80 pessoas reunidas, por quatro dias, para se divertirem juntos em competições que eram baseadas em princípios bíblicos.

No grupo de 80 acampantes havia cerca de 50 adolescentes não-crentes que, graças a Deus foram muito bem recebidos por nossos adolescentes cristãos, e participaram de todas as atividades mostrando muito interesse.

A maior alegria diante de todo esforço para o acampamento esportivo ser realizado, foi ver 17 acampantes tomarem a decisão de seguir a Jesus Cristo!

Entre os adolescentes, uma experiência marcante que quero compartilhar:  

“Meu nome é Michael e tenho 14 anos. Foi a primeira vez que participei de um acampamento, e foi um momento de surpresa em alguns pontos. Primeiro, nunca estive em um acampamento com tantas pessoas! A segunda surpresa para mim foi um jovem falando no palco, em que primeiro leu sobre uma música e depois compartilhou sua história de vida – que ele teve uma adolescência difícil fazendo coisas por um longo tempo, mas que Deus entrou na vida dele realizando mudanças fantásticas. 

Nunca pensei que Deus amasse tanto assim as pessoas. A maior surpresa foi no terceiro dia; em nosso tempo de devocional pela manhã, durante a palavra do pregador, que falava como Deus sendo nosso pai, o que Ele faz por nós, o amor que Ele tem por nós… e que por mais que passemos por situações difíceis, Deus sempre está conosco. 

Então, ouvindo o pregador eu fiquei pensando em algumas situações que haviam acontecido em minha casa com meu pai... em uma delas o meu pai acabou tirando a sua própria vida há dois anos. Eu não contei a ninguém sobre isso no acampamento, pensei ‘como o pregador sabe disso?’, porque as palavras dele eram exatamente o que eu e minha família temos passado diariamente. 

Então decidi procurar o meu monitor no acampamento e conversar com ele. E ele, sabiamente após me ouvir, falou que foi Deus quem revelou o segredo, e que Ele quer ser meu Pai e me dar Seu amor. Eu chorei muito com a experiência. Tinha muita vontade de conhecer a Deus como meu Pai”. 

Continue orando pela obra missionária no Leste Europeu. Ore pela vida desses adolescentes que conheceram a Deus e aceitaram Jesus em seus corações. Interceda para que eles transmitam o mesmo amor que receberam do Senhor aos seus familiares e amigos. 

Deus seja louvado por sua vida e comprometimento em avançarmos juntos no compartilhamento do Evangelho. 

Que o Pai te abençoe!

Josué Lima
Missionário no Leste Europeu e Oriente Médio 

ADOTE