No último mês, continuamos prosseguindo com o “Liberdade em Cristo”, um curso de discipulado idealizado para conscientizar os crentes, sejam eles novos ou mais experientes, sobre a sua verdade identidade em Cristo. O objetivo é ajudá-los a abandonar sentimentos e atitudes que não correspondem mais à sua nova natureza e levá-los a progredir até se tornarem discípulos maduros e frutíferos. Temos visto como o curso tem feito diferença na vida dos participantes; compartilhamos abaixo a mensagem que recebemos de um deles:

“Eu confesso que me contive muito para não cair em prantos durante o encontro de hoje. Parece que tudo foi preparado para mim. Agradeço a Deus por essa oportunidade, estou sentindo que estou próxima do meu renascer. Eu tenho cenas da infância que ainda passam pela minha mente, e no estudo de hoje parece que algo abriu minha mente. Eu não sou quem acreditei ser a vida toda, mas tenho valor, sou amada. E vou declarar a cada dia que eu não acredito mais nas mentiras que as circunstâncias me fizeram acreditar: que eu sou desprezada, que eu não tenho importância, que só se lembram de mim quando precisam. Existem ainda muitas mentiras que precisa derrubar, mas vou conseguir. Jesus me ama e eu sou preciosa para Ele!”

Testemunhos como este podem parecer muito simples. Todavia, para nós eles são muito significativos, principalmente quando sabemos tratar-se de pessoas que viviam longe de Deus. Pessoas quebradas e sem esperança, mas que foram alcançadas pela graça de Jesus e agora vivem numa outra perspectiva e são guiadas pelos valores eternos.

“...naquela época vocês estavam sem Cristo (...), sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora (...) foram aproximados mediante o sangue de Cristo”

(Efésios 2.12-13) 

Uma das verdades fundamentais do Novo Testamento, como vemos nas palavras do apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, é que o Evangelho transforma o ser humano no profundo do seu ser, e o crente em Jesus Cristo passa a ter uma nova natureza. Antes, ele estava longe de Deus, era alheio às suas promessas e vivia sem esperança; mas, em Cristo, ele é salvo, herdeiro das bênçãos divinas e goza da vida abundante que foi conquistada na cruz.

Então, com essa nova identidade, sua existência passa a ter outro significado. Na realização da obra missionária, essa perspectiva está sempre diante de nós, pois como evangelizar os incrédulos, ensinar os crentes e trabalhar para solidificar uma igreja sem ter essa visão transformadora do Evangelho? Tudo seria árido, a missão de fazer discípulos de Jesus não teria nenhum sentido e sentimentos como perseverança não existiriam no nosso coração. Por isso, temos nos empenhado para ser instrumentos do Senhor através do curso de discipulado “Liberdade em Cristo”, que já tem abençoado muitas vidas, para a glória de Deus!

Outra experiência marcante que vivemos foi na participação à distância da Campanha Missionária de Missões Mundiais no Brasil, junto às igrejas, que tão carinhosamente nos receberam por meio de transmissões online e dos vídeos que lhes enviamos. Nos alegramos não só porque pudemos compartilhar os desafios e as vitórias do trabalho na Itália, mas também porque vimos a grande mobilização dos cristãos brasileiros, o apoio das lideranças e o envolvimento de todos. Pessoas que não têm medido esforços para demonstrar compaixão pelos povos e amor pela obra de Missões Mundiais.

Quero expressar nossa gratidão a você, que participa da obra missionária conosco com orações, ofertas e palavras de encorajamento. Isso significa mais do que se pode imaginar. 

Viva a Compaixão na Itália.

Luiz Cláudio Marteletto

Missionário na Itália

ADOTE O MISSIONÁRIO E SUA FAMÍLIA