“(...) aproveitem ao máximo todas as oportunidades”, (Colossenses 4.5b).

Em tempos modernos, a palavra “oportunidade” parece ter ampliado o seu significado, sendo muitas vezes utilizada para se falar de um projeto novo, da possibilidade de um investimento mais vantajoso, do engajamento em uma causa ou simplesmente para aproveitar a tendência do momento para desenvolver ações que vão gerar resultados positivos no futuro. 

A Bíblia também fala em oportunidades. No final da carta aos Colossenses, a Palavra nos exorta a aproveitar todas as oportunidades, claramente se referindo à exposição do Evangelho em todas as ocasiões. Então, nesta primeira carta de 2025, trago as últimas notícias e destaco, resumidamente, as oportunidades que tivemos no campo italiano no ano passado. 

Em dezembro, as festas de fim de ano geraram grandes oportunidades para semear a Palavra e testemunharmos de Jesus. Assim, no domingo antes do Natal, a igreja em Vigevano realizou um culto especial, seguido de um jantar, que contou coma a presença de amigos e parentes dos membros. Aquele foi não somente um momento de confraternização, mas também a ocasião justa para explicarmos o verdadeiro sentido do nascimento de Jesus. 

Ainda aproveitando o Natal, muitos irmãos da igreja não deixaram passar a oportunidade para presentear alguns conhecidos com calendários com meditações bíblicas. Cerca de 25 exemplares, de diversos tipos, foram entregues. Já há alguns anos essa estratégia é uma eficiente maneira para semear a Palavra e para nos aproximar das pessoas que evangelizamos ou que desejamos alcançar. 

Outra grande oportunidade de contato aconteceu com o Alessandro, um italiano, de aproximadamente 40 anos, que conhecemos alguns meses antes, apresentado por um amigo. Na ocasião, perguntei se gostaria de receber uma bíblia e, uma semana antes do Natal, nos reencontramos na mesma cafeteria para cumprir o prometido. Foi interessante ver a sua expressão de “curiosidade” ao tocar e manusear a Bíblia, numa clara demonstração de pouco (ou nenhum) contato com as Escrituras. Entreguei, também, um calendário e um pequeno roteiro de introdução à leitura da Bíblia, me coloquei à disposição para conversar e dirimir suas dúvidas. Na Itália, oportunidades como esta não podem jamais serem desperdiçadas! 

Como resultado de oportunidades como essas, em 2024, alcançamos 73 pessoas por meio de contatos evangelísticos diretos e da doação de 102 literaturas bíblicas, discipulamos cinco pessoas e realizamos um batismo, além de demonstrar o amor de Deus a quase 70 pessoas por meio da entrega bolsas de alimentos. 

Por tudo isso, ao começarmos este novo ano, o nosso coração se enche da certeza de que Deus nos dará muitas oportunidades para anunciar a salvação de Cristo no campo italiano. Sendo assim, deixo com você alguns motivos pelos quais pedimos que nos ajude em oração: pelo planejamento deste ano, para que resulte em vidas salvas, despertamento missionário e crescimento da igreja em Vigevano; por portas abertas à evangelização na cidade e pela obra missionária na Itália; e pela saúde física, emocional e espiritual da nossa família. 

Nos despedimos desejando a você e a todos os nossos parceiros missionários, que caminham lado a lado conosco, um ano cheio de paz e das bênçãos do Senhor! Que 2025 seja mais uma grande oportunidade para glorificarmos a Deus por meio do avanço missionário em terras italianas! 

No Amor do Pai, Vamos Completar a Missão!

 

Pr. Luiz Cláudio Marteletto

Missionário na Itália

Conheça a Campanha 2025: www.missoesmundiais.com.br/campanha2025