O norte da Albânia é um lugar repleto de montanhas, sem muitas estradas pavimentadas, pouco frequentado devido à distância em relação à capital e a precariedade local. Ali entre as comunidades Ungrej, Kalivatchi, Sukagji e outras se encontram povos não alcançados pelo Evangelho, onde está localizado o povo Geg.

Nos últimos anos, nós estamos focados no trabalho de distribuição de Bíblias, Novos Testamentos e discipulados de casa em casa nos vilarejos das montanhas. Pequenas comunidades onde somente os mais idosos ainda residem, um lugar quase que esquecido.  Todos os meses nós subimos as montanhas para encontros e distribuição de Bíblias naquele lugar. 

A primeira vez que fomos até os vilarejos, após algumas horas de evangelismo e contato com dois pastores de ovelhas, entregamos Bíblias e eles aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Porém, voltando para casa fomos abordados por uma dupla de moradores locais que estavam obstruindo a estrada, nos ameaçando e ordenando que nunca mais voltássemos por ali. Pois por décadas este povo é meio isolado e não aceitam nenhum outro tipo de crença ou estranhos entre eles. Após esta "recepção", procuramos saber quem eram estes homens. Atualmente, já tomamos cafés com eles e as portas dos vilarejos montanhosos estão abertas. Sempre levamos Bíblias e visitamos novas famílias na região.

Em outra oportunidade, fomos ajudar uma pastora de ovelhas, membro batizada da nossa igreja e pertencente ao povo Geg. Ela estava em sua casa nas montanhas e nos solicitou uma visita para ajudá-la em algumas tarefas. Após a visita, fomos juntamente com ela em outra casa, onde tinha uma família muito antiga do local. Falamos de Jesus, entregamos Bíblias e fizemos uma oração pela saúde da família. Hoje, essa família também nos abre as portas para fazermos discipulado, louvor e oração.

Eu e minha família, junto com a igreja, louvamos a Deus por cada uma destas oportunidades e por ver os frutos produzindo outros frutos para o Senhor. Somos muito gratos a Deus por tudo o que Ele tem feito em nosso meio e também por cada um dos que nos ajudam, sustentando a distribuição de Bíblias e os demais projetos missionários.

Pr. Henrique Davanso
missionário na Albânia

Bíblias Para os Povos – DOE!