Desde os primórdios do cristianismo, o cristão sempre esteve ligado com o seu maior propósito na Terra: a missão. Deus enviou seu único filho para salvar a humanidade e Jesus, por sua vez, enviou a igreja, com o propósito de que as boas novas sejam levadas para todas as nações. 

Por isso, entendendo a Grande Comissão, sabemos que temos um objetivo em vida: levar o Evangelho. E um meio para informar sobre a missão é a Conferência Missionando. O evento aconteceu no dia 18 de maio na Primeira Igreja Evangélica Batista de Cubatão, São Paulo/SP, tendo como principal objetivo levar ao público a realidade que às vezes passa despercebida, por não ser algo presente em nosso cotidiano. 

Os missionários de Missões Mundiais Caleb Mubarak, Curumim, Gustavo e Khalil relataram suas experiências e situações vividas nos campos, além de suas participações em projetos em prol da população. 

Caleb falou sobre o Oriente Médio, relatando seus projetos naquela região; Curumim descreveu as tentativas para reverter o atual estado no Sul da Ásia e tratou o tema do Haiti, reforçando a importância da igreja em aceitar o seu chamado, se preparar e ir para a missão; Khalil abordou sobre a Graça e a importância de estarmos no centro da mesma para não sermos missionários de espírito morto. 

Ao longo das palestras foram mostrados projetos que levavam a palavra de Deus e ensinam elementos básicos de saúde, mostrando como a guerra afeta de maneira impactante a realidade das pessoas. 

Pela manhã, tivemos o cadastramento e a abertura. Os presentes foram separados em grupos para maior proveito e acesso a todas as palestras disponíveis no dia. essas palestras duraram uma hora cada. A conferência tinha pequenos intervalos para coffee break, incluindo um almoço. 

Em seguida, deu-se continuidade às palestras, após uma apresentação de teatro, chamada “Não era uma vez”, que retratou o contexto de exploração sexual infantil no Oriente Médio o que, apesar de terrível, em certas culturas é parte do cotidiano. 

Após uma série de palestras, o encerramento da Conferência Missionando recebeu a participação musical da Banda Árabe e uma ministração com o missionário Caleb. O tema trabalhado foi a importância do cristão em estar intimamente ligado com a missão. Foram mostrados fotos e vídeos relatando como o dia a dia de crianças no meio da guerra e como, pelo menos por algumas horas, os missionários buscam levar um pouco de alegria para esse povo. 

Por fim, é necessário ter a consciência em equilibrar as obrigações do dia a dia com os compromissos do Reino. Entender que missão se faz todo dia e em todo momento, não apenas em momentos especiais. Assim, praticando e levando a Palavra para toda a nação, podemos cumprir a nossa missão em fazer a Terra se alegrar.

 

Arthur França
Primeira Igreja Evangélica Batista de Cubatão