Retalho. 

Para que serve um retalho?

Se deixarmos um retalho em nossas mãos, logo ele começa a desfiar. Não vai durar. Irá se desintegrar. Se o guardamos em algum lugar, ele também não vai ter utilidade. Mas quando o costuramos a um outro retalho, ele não mais se desfia daquele lado. Não mais perde o valor. 

Quando ele é agregado pelos quatro lados e começa a tomar uma forma maior do que um simples pedaço, pode virar uma colcha de retalhos. Não porque virou a colcha, mas porque ele se aproximou de outros retalhos. Se uniu a outros.

O mundo às vezes diz que não temos valor. Às vezes, por sermos cristãos, somos cortados. Às vezes, não somos compreendidos e nos sentimos como retalhos. Mas precisamos aprender que, nas mãos de Deus, Ele transforma retalhos em grandes colchas que aquecem e afastam o frio. 

Retalhos nos ensinam também que o protagonismo não é importante. Eu não preciso aparecer, porque retalho nenhum aparece em colcha. Ele só compõe. Mas quando falta um, a colcha perde muito valor. 

Retalhos nos instruem que, ainda que pequenos, unidos, produzimos uma grande diferença.

Retalhos podem ser as suas ofertas. Elas podem parecer pequenas, mas somadas produzem a obra missionária.

Retalhos podem ser os momentos de oração que você tem a cada dia, clamando por missões. Pode parecer pouco aquele cinco, dez, quinze minutos que gasta de joelhos orando, pedindo a Deus proteção, sabedoria, ousadia para os nossos missionários. Mas quando cada um ora, a colcha é eterna. Não têm limites.

Retalhos podem fazer coisas grandes, como produzir milagres na Albânia, recuperar crianças e produzir vida através da distribuição de Bíblias. Mas, fundamentalmente, retalhos não decidem o que fazem.  Nenhum retalho escolhe o seu lugar. Nenhum retalho escolheu a sua cor. Ele não escolhe a sua posição ou com quem vai ser costurado. 

Sim, eu estou ligado a ti e você está ligado a outro. Somos um corpo. Mas antes éramos apenas retalhos. E o mundo ainda precisa da grande colcha. 

O mundo ainda sente o frio da ausência de Deus. Ainda sente o frio porque não há nada que pode aquecer o mundo senão a presença de Deus. E a presença do Altíssimo acontece por meio da sua. A existência do Senhor é anunciada quando você a transmite. Por esta razão, quero lhe dizer que o mundo espera que tu entenda que, embora retalho, você é fundamental para a colcha na qual o grande costureiro, Deus, está fazendo para aquecer a humanidade com o seu amor.

De retalho em retalho, levando povos e nações a conhecer Jesus Cristo.

Para o mundo, podemos parecer retalhos, mas para o Senhor somos peças fundamentais. 

Portanto, quero desafiá-lo a se deixar usar como retalho, abandonar a ideia do protagonismo. Queira ser só retalho. Porém seja um retalho nas mãos de Deus. 

Te desafio a abandonar a ideia do individualismo. Deixe-se unir aos outros. Apoie e seja apoiado. Quero convidá-lo a se ver como retalho, mas agir para ser colcha, para levar a mensagem do Evangelho a todo lugar. 

 

Pr. João Marcos Barreto Soares

diretor-executivo de Missões Mundiais em Noite Missionária da Assembleia CBB 2020