Há quase 20 anos, no Proclamai Nacional 2001 no RioCentro, Centro de Convenções do Rio de Janeiro/RJ, éramos aqueles que juntamente com centenas de outras pessoas aceitavam os desafios que cada preletor lançava de suas plenárias. Foi naquele evento que ouvi pela primeira vez sobre os desafios do mundo árabe através de um pastor libanês que fora traduzido pelo pastor Fausto Vasconcelos. Saímos daquele Proclamai convictos de que Deus nos queria no campo missionário transcultural, e assim foi.

Dois anos depois, após o treinamento, seguíamos para o nosso primeiro campo transcultural, o Equador. Desde 2005 estamos envolvidos com o mundo árabe. Ah, aquele Proclamai foi inesquecível!

Já como missionários de carreira, tivemos o privilégio de estarmos em algumas edições do Proclamai entre 2004 e 2006, naquelas vezes como preletores. E que prazer temos em sempre ver outros mais entregando suas vidas ao Deus missionário. Baita privilégio para nós podermos ser parte de tudo isso.

 Quando ouvimos que o congresso voltaria, vibramos, sonhamos e já imaginamos a revolução que o mesmo traria para os batistas brasileiros, sempre muito apaixonados por Missões. Nessa edição do primeiro Proclamai on-line, outra vez tivemos o privilégio de participar, agora conduzindo uma oficina/seminário sobre a Igreja Sofredora (movimento Nun - www.nun.org.br). Foram centenas de pessoas participando da palestra, muitos conseguiram interagir conosco através de perguntas lançadas durante a apresentação.

O que vimos novamente foi a predisposição de muitos em dizer SIM ao Eterno, com o compromisso de fazerem ainda mais em prol daqueles que sofrem hoje ao redor do mundo por seguirem a Cristo, o Messias.

Entendemos que o Proclamai é um evento mágico, que tem essa força, esse poder de levar aqueles que já não se aguentam mais em viver a mesma vida, a mesma rotina, a decidirem dar o próximo passo decisivo, de alto compromisso. Foi assim conosco em 2001 naquele Proclamai Nacional. E estamos certos de que, da mesma maneira, outros mais, porque não dizer, a nova geração de missionários batistas brasileiros, podem ter tido seu nascimento durante o Proclamai 2020 on-line. E que alegria a nossa fazer parte disso outra vez.

 Essa tem sido nossa oração, esse tem sido o nosso clamor ao Eterno: que Ele siga enviando mais e mais trabalhadores para a sua seara (Lc 10.2).

 

Paz - السلام   

Pr. Caleb Mubarak
missionário no Mundo Árabe

 

Doe agora