Há quinze anos, quando pisamos pela primeira vez no Oriente Médio, não demorou muito até  que entendêssemos o quão distante a Igreja Ocidental está da realidade vivida pelos cristãos de origem muçulmana. O número deles só aumenta por lá. Nas últimas décadas houve mais conversões entre eles do que nos últimos 14 séculos de existência do Islamismo. Mas nem isso parece chamar a atenção dos cristãos ocidentais. Desde nossa chegada àquelas terras, sempre que podemos, tentamos falar aos que conhecemos sobre a necessidade de se pensar naqueles valorosos irmãos que pagam um preço muito alto por sua decisão de seguir o Messias. Parece que as coisas estão começando a mudar, graças ao Eterno e Bondoso Deus.

MBB GLOBAL - Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Ex-Muçulmanos 

Há alguns meses, fui contatado pelos líderes da MBB GLOBAL - Muslim Background Believers (Crentes de Origem Muçulmana) na América Latina. O Pr. Dagnaldo Pinheiro Vale (Igreja Batista Nacional - São Luiz do Maranhão) e o Pr Mohammed (ex-muçulmano) trouxeram o desafio de nos unir a eles numa jornada de 24 horas de oração pelos ex-muçulmanos do planeta. Não acreditava no que estava ouvindo, era resposta de anos em oração. E claro, aceitamos de imediato o desafio de assumir a condução da última meia hora daquele dia histórico: 18 de novembro. 

Maior alegria ainda foi saber que os missionários de Missões Mundiais na América Latina também entrariam naquela jornada em língua espanhola, conduzidos pelo Pr Ruy Oliveira (coordenador da JMM para as Américas) e do Pr Rodrigo e Nadia Pereira (missionários no Paraguai). O desafio deles era ainda maior, pois seriam responsáveis pela condução das 24 horas em toda a América Latina, uma vez que o Pr. Ruy também é Diretor de Missões da UBLA (União Batista Latino-Americana).  

Emoção entre população de fala espanhola

Houve 552 pessoas participando entre os cristãos batistas de fala espanhola, representando 17 nacionalidades diferentes da América Latina, incluindo o Caribe. Cada bloco de 1 hora de duração foi dirigido por facilitadores estratégicos. Nas palavras do Pr Ruy: “…a interação institucional entre a JMM, UBLA e a MBB Global fluiu muito bem. A América Latina foi reconhecida como a grande protagonista na intercessão por cristãos ex-muçulmanos de todo o mundo. O movimento ocorreu de maneira inclusiva com a colaboração de diversas pessoas, representando diferentes organizações. Nossos missionários, Pr Rodrigo e Nádia Pereira, atuaram como facilitadores regionais na organização da jornada de oração”.  

Pr. Rodrigo Pereira recebeu algumas mensagens sobre a participação de líderes da América Latina e missionários da JMM no continente:

“Ter unido esforços em oração com outros irmãos do continente, para interceder por nossos ex-irmãos muçulmanos, foi uma experiência agradável que estimulou meu amor por eles”, disse o Pr. Carlos Rodríguez - Diretor de missões da Convenção Batista Nacional da Venezuela.  

“Em nome do Movimento Manarah Panamá, queremos parabenizar a JMM, UBLA e MBB Global por seu grande e bem-sucedido esforço na coordenação desta iniciativa regional de intercessão pelos crentes de origem muçulmana”, comentou o Pr. Gustavo e Cristina Gumbs, Diretores de Manarah Panamá.


“Em poucas palavras, foi uma experiência única de comunhão como Igreja. Deus fará algo extraordinário nos dias e meses que virão na vida daqueles que choraram! Obrigado por se juntar a nós!”, agradeceu Eliana Lezcano, da AMI (Agência Missionária Internacional) da Convenção Evangélica Batista Argentina.  

“Dia 18 de novembro não foi apenas o Dia Internacional de Oração pelos ex-muçulmanos, foi a igreja de Jesus em todo o mundo expressando seu amor por nossos irmãos ex-muçulmanos, dizendo-lhes que eles não estão sozinhos”, lembrou Ramon Sanches, da Latinos Global - Venezuela. 

“Para nós foi uma imensa alegria participar do Dia Internacional de Oração. Uma de nossas preocupações na Guatemala é com o DNA Missionário e, cremos, esse evento foi parte importante nesse processo”, disseram o casal Pr. Rodrigo e Viviane Pinheiro, missionários de Missões Mundiais na Guatemala. 

Muita emoção também no Brasil

No Brasil, o que se viu foi um mover sem paralelos. Durante todo aquele dia 18 de novembro milhares de cristãos, centenas de igrejas e organizações estiveram representadas num clamor único em solidariedade aos cristãos que vieram do islamismo. Nosso grupo de oração, formado por pessoas de diversas partes do Brasil, de várias igrejas e denominações, voluntários que já estiveram conosco em viagens ao Oriente Médio, conhecendo de perto cristãos ex-muçulmanos, estiveram presentes em diversos horários durante aquele dia. Mas foi às 23h que entramos todos na sala do aplicativo de videoconferência. E éramos tantos que até congestionamos a sala, não podendo entrar mais ninguém. Precisei até solicitar que após o término de nossa meia hora, alguns pudessem dar lugar a outros que entrariam para a parte final do evento.

Oramos especificamente pelos cristãos ex-muçulmanos de segunda geração; pelos kabiles da Argélia (ex-muçulmanos não árabes que gozam de um crescimento sem precedentes na historia, mas que atualmente voltaram a sofrer uma elevada perseguição contra seus direitos religiosos e civis) e pelos cristãos ex-muçulmanos entre os refugiados da Síria, onde hoje representam um dos 69 movimentos de avivamento entre as comunidades islâmicas do mundo. 

Terminamos aquele momento com um breve testemunho de nosso irmão e missionário mobilizador Abdullah Fadel (ex-muçulmano), mencionando pedidos específicos de como a Igreja Ocidental pode orar por um ex-muçulmano. Nosso missionário entre os árabes e refugiados em São Paulo, Pr Jouma Khalil também estava presente e muito abrilhantou o momento com sua participação.  

O Pr. Dagnaldo Pinheiro (líder da MBB Global na América Latina) resumiu assim a participação  dos Batistas Brasileiros nesse histórico 18 de novembro: 

“A participação dos Batistas Brasileiros foi simplesmente o pilar de sustentação dessa jornada de oração. Um grande número de participantes aqui no Brasil (principalmente em sua meia hora Pr. Caleb) e o evento que aconteceu nos países hispânicos foi exclusivamente liderado e conduzido pelos Batistas Brasileiros para a América Latina. Não temos palavras para agradecer a Deus pelo empenho dos pastores Ruy Oliveira, Rodrigo Pereira e Caleb Mubarak por fazerem tudo com tanta qualidade e esmero. Que venha 2021!” 

Para nós como família entre os muçulmanos há 15 anos, foi um dia emblemático e histórico.

 

Paz!  (السَّلامُ)

Pr. Caleb, Rebeca e Ismael Mubarak

Missionários para o mundo árabe