Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, veja o que algumas missionárias de Missões Mundiais compartilharam sobre o papel da mulher na obra missionária mundial:

 

"Ser mulher no campo missionário é ser desafiada todos os dias a melhor servir a Deus e aos outros, é se conhecer, entender os seus limites e aprender com todas as oportunidades dadas por Deus rompendo as barreiras em amor sabedoria e coragem, sendo relevantes e mostrando para as pessoas a sua volta quem ela são em Cristo, despertando o que há de melhor em cada uma delas o amor á Deus e aos seus semelhantes e em tudo ser conduzida pelo Espírito Santo de Deus." 

(Rosimeri Francisco – Missionária de Missões Mundiais no Togo)

"Quanto mais assumimos nossa fraqueza, mais o poder de Deus se manifesta em nós e através de nós.

Ser mulher muitas vezes nos coloca como frágeis ou menos capazes, mas Deus tem habilitado muitas missionárias a desempenharem excelentes trabalhos pioneiros e qualificado outras a viverem sozinhas e bem resolvidas em lugares inóspitos. 

Somos minoria em poder, mas Deus tem realizado grandes coisas através de mulheres que decidiram se colocar totalmente em suas mãos."

(Analzira Nascimento – Missionária de Missões Mundiais e Coordenadora do Elas pelo Mundo)

“À primeira vista, as categorias: 'ser mulher' e estar 'no campo missionário' parecem não ter uma relação muito clara, porque todos de uma forma ou outra estamos inseridos no campo missionário.  Contudo,  considerando o meu caso particular, na Argentina, o 'ser mulher' não é um obstáculo. Antes se traduz em acesso a oportunidades de servir em um espaço onde a mulher tem o seu grau de valor e independência (isso comparado a outros campos que já trabalhei, opressores e hostis a figura feminina), mesmo dentro de um contexto (como toda sociedade latina) controlado e dominado pela figura masculina. 

Mas, deixando de lado tais conjecturas e passando para um nível mais espiritual e menos sociológico... e como Jesus mesmo disse que para Deus o lugar físico, geográfico, não é o que realmente importa, mas sim o fato de estar com Ele, 'em espírito e em verdade'. Principalmente para nós mulheres (não somente as que estão 'no campo missionário') saber que temos um lugar seguro, de refúgio, de aceitação, para correr e estar confiada, protegida, consolada por tudo o que  deixamos atrás e inclusive pelas situações difíceis do presente tempo de pandemia... sim, somente nesse lugar seguro, em seus braços de amor e que podemos seguir, "como mulheres", para um futuro de esperanças." 

(Claudia Renata P. Dutra – Missionária de Missões Mundiais na Argentina)

"Ser mulher no campo missionário é ser frágil e fazer-me forte pelo poder do Espírito de Deus. É conhecer minha identidade em Cristo e viver seu poder para amar e influenciar outras mulheres levando-as ao Senhor a fim que estas também sejam transformadas por Ele. Ser mulher no campo missionário é ser apenas eu mesma, uma mulher, e permitir que Jesus seja glorificado em mim e através de mim."

(Khadija Sow – Missionária de Missões Mundiais no Oeste Africano)

“A mulher cria uma empatia direta, mesmo com os não cristãos, pelo simples fato de ter escolhido priorizar Deus em sua vida.

Ela age com o coração, e tem a capacidade vinda de Deus de ser multitarefa, sem deixar de realizar tudo com primazia.

A mulher se entrega para a realização da vontade de Deus em sua vida de forma completa, porque tem a facilidade de ser mais emocional.

E ela consegue encontrar portas abertas em muitas casas alcançando mais membros da família sem tantas barreiras.”

(Carmen Lígia – Coordenadora dos PEPE’s das Américas e Missionária de Missões Mundiais na Colômbia)

"Entender a nossa especificidade no chamado é tão importante quanto o chamado em si. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e nele podemos todas as coisas. Através de um relacionamento profundo e transformador com o Senhor saberemos os seus planos e direção para nossa atuação missionária e nosso papel específico. 

Solteira ou casada, e seja em qual cultura em que nos encontremos no campo missionário, temos total competência para enfrentar e conquistar desafios, e aproveitar as oportunidades que surgirem.   

Ser mulher no campo missionário é servir com as características peculiares que Deus nos concedeu e que somente nós mulheres podemos oferecer para o Reino de acordo com nossa vocação e chamado."

(Sandra Cezar Antunes – Missionária de Missões Mundiais no Chile)

"Às vezes o fato de ser mulher em um campo missionário não é fácil e menos ainda quando somos solteiras. Eu já sofri muito com o trabalho da rua, pois ao abordar os homens as mulheres ficam com ciúme. Mas eu creio que a graça de Deus nos cobre e conseguimos vencer. Foi o caso da Cláudia e do Sérgio, um casal; ela teve fortes crises de ciúmes, mas um dia reconheceu e me buscou pedindo perdão e ambos me chamam de mãe hoje, pois dizem que o amor que demonstro a eles é um amor de mãe." 

(Sara Jane Rodrigues – Missionária de Missões Mundiais na Colômbia)

 

A força missionária feminina é composta por mulheres de países, idiomas, classe social, profissão e personalidades diferentes. Mas todas estão unidas com o mesmo propósito: levar Jesus Cristo, aquele que transforma e restaura vidas, a todos os povos e nações. Agradecemos a Deus pela vida de cada uma das missionárias de Missões Mundiais e as parabenizamos no Dia Internacional da Mulher.

Acompanhe nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para ver o especial de Dia da Mulher que preparamos para essa semana.

 

por Jamile Barros