No próximo sábado (26), a partir das 20h no Canal JMM no Youtube, vamos celebrar, juntos, o aniversário de Missões Mundiais. No dia 27 de junho, a JMM completa 114 anos e no dia 26 haverá uma grande festa para comemorar o poder de transformar que vivemos nesse tempo.

Testemunhos, louvores, participação de missionários, voluntários e muito mais. 

Líderes das Convenções Estaduais e pastores de todo o Brasil estão convidando seus seguidores nas redes sociais e igrejas para a festa. Não marque nada para este dia! Compartilhe o convite com a sua igreja e, no dia 27 de junho, prepare-se para estarmos juntos.

 História

Desde o início de sua história, os batistas brasileiros já tinham missões em sua mente e coração, não somente para alcançar este imenso Brasil como o mundo inteiro. Foi durante a primeira Assembleia da Convenção Batista Brasileira, realizada entre os dias 22 e 27 de junho de 1907, na cidade de Salvador, Bahia, que após a aprovação da Constituição Provisória, no dia 24, houve a decisão de criar a Junta de Missões Domésticas e a Junta de Missões Estrangeiras, que hoje todos nós conhecemos como Junta de Missões Nacionais e Junta de Missões Mundiais.  Assim, há 114 anos, a Convenção Batista Brasileira começava a cumprir o que estava escrito no artigo segundo desta Constituição, que diz: “O fim desta organização é promover missões domésticas e estrangeiras, e tudo mais que direta e indiretamente tenha relação com o reino de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Desde então, nós, batistas brasileiros, seguimos trabalhando pela salvação dos povos no Brasil e no mundo!

“Por isso, orai ao Senhor da seara e pedi que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita.” (Mateus 9.38)

Um dos mais antigos missionários de Missões Mundiais, hoje missionário mobilizador no Rio de Janeiro, o pastor Antonio Galvão conhece como ninguém a história de Missões Mundiais. Acompanhe seu relato: 

“Embora os batistas brasileiros tenham apoiado durante um período curtíssimo um pastor chileno, que veio ao Brasil estudar no Seminário do Sul de 1911 a 1914, na verdade ele não foi considerado nosso obreiro, porque a ajuda era dada pela Junta de Richmond (EUA) através dos missionários aqui no Brasil. O que aconteceu foi que, a pedido dos Batistas do Sul dos Estados Unidos, o missionário  William Buck Bagby foi enviado ao Chile em 1908 para organizar a União Batista de Igrejas Chilenas, com as 22 igrejas batistas que haviam sido organizadas no Chile por missionários da Aliança Evangélica Missionária, que atuava no Chile e tinha entre seus missionários vários missionários dos batistas que tinham ido para o Chile com esta agência interdenominacional.  

Nosso primeiro campo registrado nos anais da CBB foi aberto em agosto de 1911 e foi Portugal, com o envio do primeiro casal de missionários, Pr. João Jorge de Oliveira e Prelidiana Frias de Oliveira.  

Portugal foi sempre considerado como primeiro campo dos Batistas do Brasil. A Bolívia foi o segundo, em 1946; o Paraguai foi o terceiro, em 1964; e Moçambique foi o quarto, em 1971. Esta é a história dos primeiros 60 anos dos batistas brasileiros fazendo missões”.