Em todo o mundo, milhares de pessoas são duramente afetadas pela fome. O assunto ganha ainda mais evidência agora, a poucos dias de comemorarmos o Dia Mundial de Combate à Desnutrição, 29 de agosto. Para lembrar a data e conscientizar as igrejas sobre o seu papel como igreja relevante em seu meio, Missões Mundiais promoverá no dia 27 de agosto, às 20h, a live Missões Mundiais Contra a Fome em seu canal no YouTube. Após ir ao ar, todo o conteúdo permanecerá disponível para que as igrejas possam baixá-lo e exibí-lo em seu culto e demais programações.

A pandemia de Covid-19 contribuiu para o agravamento da fome em todo o mundo. É o que aponta o relatório anual "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo", divulgado no dia 12 de julho pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). De acordo com o estudo, em 2020, entre 720 milhões e 811 milhões de pessoas passaram fome em todo o mundo. Segundo o documento, desse total, mais de 118 milhões de pessoas começaram a passar fome no ano passado em razão da pandemia.

Há cerca de um ano, Missões Mundiais desenvolve em sete países o programa Há Fome no Mundo. Nesta live do dia 27 você conhecerá os avanços deste programa e o que tem sido traçado para que mais pessoas possam ser beneficiadas por ele.

O relatório da FAO informa que, entre as pessoas que começaram a passar fome no ano passado, 14 milhões vivem na América Latina e no Caribe. Na África, o número dos que começaram a passar fome aumentou em 46 milhões em relação ao observado em 2019. Na Ásia, foram 57 milhões de pessoas a mais em comparação com o apurado em 2019. Não podemos nos limitar. É preciso chegar às outras nações que sofrem com o flagelo da fome.

O combate à desnutrição e à má nutrição, em todas as suas formas, continua sendo um desafio. Em todo o mundo, cerca de 30% das mulheres de 15 a 49 anos padecem de anemia e a maioria das crianças desnutridas com menos de 5 anos vive na África e na Ásia. Essas regiões são o lar de nove em cada 10 crianças com atraso de crescimento, nove em cada 10 com peso abaixo do previsto para a idade e de sete em cada 10 com excesso de peso. A maioria das crianças desnutridas vive em países afetados por múltiplos fatores, como conflitos internos, desastres ambientais, crises econômicas, destaca o relatório.

O estudo da FAO ressalta ainda que o número de pessoas subalimentadas está aumentando, o progresso em relação ao atraso do crescimento infantil diminuiu e o sobrepeso e a obesidade em adultos aumentaram tanto nos países ricos quanto nos países pobres. Precisamos dobrar nossos joelhos em oração e estender nossas mãos aos mais vulneráveis.

Se importar com o próximo faz parte da agenda de Missões Mundiais. Queremos caminhar junto àqueles que parecem ter sido esquecidos por muitos. E você é nosso convidado para ser resposta de Deus em meio aos aflitos. Avise a todos os seus contatos e na sua igreja que dia 27 de agosto é o dia da live Missões Mundiais Contra a Fome!

 

Doe agora

por Marcia Pinheiro