Gil dos Santos (60), é membro da Igreja Batista no Bairro de Maio em Nova Iguaçu (RJ), empregada doméstica, Missionária Mobilizadora Voluntária de Missões Mundiais e agora lançou um livro contando sobre vida. 

A inspiração para escrever “Minha vida, minhas histórias" veio depois que ela assistiu o filme “Histórias Cruzadas” (lançado no Brasil em 2012) que narra as histórias de empregadas domésticas americanas. Quando precisou parar de trabalhar por um tempo, passou a colocar no papel suas próprias histórias. Sobre essa experiência de transformar em palavras momentos marcantes de sua vida, ela diz:

“É uma sensação muito boa, gratificante e acalentadora para mim (escrever o livro), no sentido de saber que as abordagens específicas que faço de algumas experiências vividas, são para trazer um alerta, por exemplo, aos pais quanto a riscos e até consumação de abusos que seus filhos podem estar sofrendo. E quando falo do trabalho doméstico chamo a atenção para muitas desigualdades, e até a exploração que o trabalhador doméstico ainda sofre. Com isso posso ver e ouvir pessoas se identificando com minhas histórias de lágrimas, sim, mas também de superação.”

Após a finalização do livro, ela participou de uma tarde de autógrafos em agosto na sala de leitura do TopShopping, em Nova Iguaçu, como parte do seu compromisso com o projeto "Livros para voar", de incentivo à leitura, pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

Mas esse não é o único projeto com o qual ela está envolvida. Gil é ofertante e intercessora dos projetos “Tenda de Brincar” e “Há fome no Mundo” por meio do PAM (Programa de Adoção Missionária) e do PIM (Programa de Intercessão Missionária). Ela também é mobilizadora voluntária de Missões Mundiais na região da Baixada Fluminense (RJ). A forma de mobilizar de Gil não é só falar com as igrejas, mesmo em entrevistas sobre seu livro a outros veículos de comunicação, ela tem compartilhado do seu envolvimento com a obra missionária:

“Quando tenho oportunidade, não importa que seja em igreja, no trabalho... Eu só não posso perder a oportunidade (de falar dos projetos). Glória a Deus, em uma igreja que falei esse ano tinha um jovem advogado que decidiu que vai no próximo ano para um Campo de Refugiados como voluntário. 

Em uma segunda-feira, veio uma jovem querendo saber sobre missões, eu não perdi tempo e falei dois projetos; ela fez o PAM e PIM. Depois veio me perguntar sobre viagem missionária, já se inscreveu e vai. Meus amados, para mim fazer esse trabalho não tem preço.”

Missionária Mobilizadora Voluntária há três anos, ela decidiu dedicar-se à obra após sua primeira viagem missionária em 2018 para a África do Sul. A convite do Pastor Kelson Franco (Missionário Mobilizador da JMM no Rio de Janeiro), ela ingressou no início do novo projeto da mobilização voluntária, na época. 

“Após ter vivido a experiência no campo tenho a oportunidade de falar não apenas o que se vê nos vídeos da JMM, mas sim de relatar a vivência do campo missionário e de como a ajuda, seja através da oração, das doações financeiras e outros recursos ou mobilização de voluntários, chega aos campos missionários; mas posso também comprovar que ainda assim as necessidades são muito grandes e que esperamos que haja mais envolvimento do corpo de Cristo em missões”, conta ela.

Para os apaixonados por missões como ela, Gil incentiva e se envolver como puder, em orações, ofertas, mobilização ou indo ao campo missionário. O importante é não deixar o tempo passar, porque as pessoas precisam ouvir do Senhor, da mensagem da cruz que salva e liberta.

 

Saiba como se envolver abaixo:

ORE

OFERTE

MOBILIZE

por Jamile Barros