A Reforma Protestante sem dúvida alguma é um marco importante na história mundial. 31 de outubro de 1517, dia que tradicionalmente marcamos como a data que o monge agostiniano Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg.

Lutero, nascido em 1483, portanto com apenas 33 anos, deixou seu nome marcado na história. Em 1523 Lutero ajudou 12 freiras a escapar do convento de Nimbschem, e entre as freiras estava Catarina com quem se casou e teve seis filhos. O casamento de Lutero, um ex-monge com uma ex-freira, serviu de incentivo para que outros religiosos da época que participaram da Reforma também se casassem. Após um tempo de muita turbulência, por fim, o papa Leão X excomungou Lutero. O protestantismo estava se consolidando.

Já passaram cinco séculos e muito se escreveu sobre a Reforma, suas consequências, erros e acertos.

O grande objetivo de Lutero era mostrar que não concordava com a atual trajetória da Igreja Católica, cada vez mais distante dos ensinamentos bíblicos, como por exemplo, a corrupção do papado com a venda das indulgências. Interessante que não vemos nas teses um apelo explícito para a obra missionária. Lutero e colegas que participaram da Reforma desejavam que a Igreja Católica retornasse a viver a beleza dos valores da Palavra de Deus, deixasse as heresias que estava pregando.

Ao olharmos para os Cinco Pilares da Reforma não há como negar que missões está presente e continua causando impacto desde aquela época.

SOLA SCRIPTURA – uma igreja centrada na Palavra de Deus, na qual todos deveriam ter acesso aos textos bíblicos, na sua própria língua. Rapidamente teve início a tradução do Hebraico e Grego para o Alemão. A imprensa recém inventada por Johannes Gutemberg estava iniciando seus trabalhos. A partir da Europa a Bíblia foi traduzida, impressa e distribuída através das novas rotas marítimas. Todos queriam ler o livro sagrado na sua própria língua, era Missões acontecendo. Hoje a obra de tradução, impressão e distribuição da Palavra de Deus continua a ser realizada por diversas organizações missionárias, inclusive pela própria igreja Católica.

SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo), SOLO GRATIA (Só a Graça), SOLA FIDE (Somente pela fé) e SOLI DEO GLORIA (Somente a Deus toda Glória) – é o grande enfoque da obra missionária.  

A Reforma começou na Europa e foi disseminada pelo mundo. A Palavra de Deus começou a ser semeada em todos os cantos e recantos da Terra na própria língua do leitor.  As pessoas começaram a tomar conhecimento das Boas Novas; a salvação é DE GRAÇA através da  em Cristo que morreu e ressuscitou, e somente a Deus deve ser dada a GLÓRIA. Não há como negar que missões está no DNA da Reforma.

Agora em 2021 ao completar 504 anos da Reforma, como está a Europa no relacionamento com Deus?

Hoje, lamentavelmente, a Europa é considerada pós cristã, os estudiosos sobre o tema recomendam uma "reevangelização" da Europa. Nas últimas décadas várias estratégias foram colocadas em prática para reverter este quadro, mas infelizmente o Europeu continua cada vez mais decepcionado com a Igreja e não quer saber de Deus. Diferentes pesquisas mostram que em alguns países o número de ateus e agnósticos é maior que o número de cristãos evangélicos.

Com a pandemia da Covid-19, nos últimos meses o Europeu e a humanidade em geral, têm passado por um momento de reflexão, sentido um vazio interno que nada mais é do que a ausência de Deus.

Estou muito otimista, porque vejo um momento especial e oportuno para um retorno do europeu ao relacionamento com o PAI através de Jesus Cristo. Como será esse novo formato de relacionamento com Deus que está nascendo? Está a igreja atual preparada para este novo formato?

Difícil responder num momento que o “novo normal” ainda está em construção. Necessitamos de muita sabedoria e restauração, ao buscar a cura para uma outra pandemia que está assolando a humanidade desde Adão: o pecado. Agora é o momento para os cristãos que realmente vivem os valores da Palavra de Deus, o remanescente fiel, se colocarem de joelhos. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Por favor, não deixe de orar pela Europa, um avivamento espiritual está começando a surgir.

Nossa oração é que o vento do Espírito Santo oxigene as poucas brasas que ainda estão incandescentes para acontecer um grande avivamento.

 

Paulo Pagaciov

Coordenador Regional da Europa de Missões Mundiais