O Natal é uma data celebrada mundialmente? Infelizmente, não. Existem 18 países que não comemoram o Natal de forma nenhuma, entre eles estão o Afeganistão, a China, a Coreia do Norte, o Paquistão, a Somália, a Mongólia, a Arábia Saudita e outros. Os povos desses países tristemente não podem celebrar o nascimento de Jesus; e levar a Palavra de Deus à eles é mais difícil, uma vez que muitos desses lugares são fechados para o Evangelho. Contudo, em outras nações, o Natal é celebrado e muitas vezes é uma oportunidade dada pelo Senhor aos missionários para compartilhar do verdadeiro sentido do Natal, Jesus.

Em um país no Sul da Ásia, por exemplo, os missionários Áquilas e Priscila Dantas decidiram fazer uma atividade natalina especial com as crianças. Elas confeccionaram diferentes itens para vender e, com o valor arrecadado, ajudaram o ministério com imigrantes. Os migrantes sempre vão à cidade para trabalhar em serviços gerais e sustentar suas famílias que vivem em estados mais empobrecidos. As crianças se animaram tanto que toda a igreja foi mobilizada. E juntos conseguiram doações de Novos Testamentos em 3 idiomas comuns locais, que serão distribuídos aos visitantes, durante a festa de Natal na igreja. Ore por esse momento.

Já na Colômbia, o Natal é celebrado durante os 31 dias de Dezembro, de forma bem festiva com decorações nas ruas, comidas típicas e muito mais. A Fundação PARE se atentou para a realidade das crianças abandonadas e totalmente vulneráveis que vivem nas ruas de Medellín. Com o propósito de alcançar 600 pequeninos, a Fundação, junto com o apoio de mais quatro igrejas locais, conseguiu doações de presentes e apoio para realizar uma “fiesta navideña” (festa de natal). Entre os dias 16 e 24, separados em grupos devido a pandemia, as crianças estão sendo recebidas na Fundação, ou sendo alcançadas nos hospitais e nas ruas, pelos líderes e voluntários que levam alegria através de um alimento, brinquedos e, sobretudo, a mensagem do nascimento de Jesus.

Em Moçambique, as festas de Natal foram realizadas antes, pois é tradição local viajar para passar as festividades com a família, aproveitando também que é a época de férias escolares das crianças. A missionária Ana Cristina, do Projeto Sublime Tarefa, realizou um encontro na casa de uma das alunas. Ao todo, são 62 mulheres que participam dos estudos bíblicos e que estiveram juntas para um momento de louvor, adoração, apresentações de grupos de dança e musicais especiais. Além de um tempo para testemunhos, agradecimentos, trocas de presentes e, é claro, um delicioso e abençoado almoço.

Na Espanha, os missionários Armando e Catarina Oliveira, seguem fortalecendo os relacionamentos com os espanhóis. Para o Natal, eles realizaram a operação “Niño de la Navidad” (Criança do Natal) com a participação de seis famílias. No apartamento dos missionários foi realizado a entrega de presentes em caixas ornamentadas para ajudar crianças do deserto do Saara. Também houve o mover do Espírito Santo nos corações dos pais, porque eles permitiram a entrega de bíblias infantis a seis crianças. Através dessa ação, foi possível também combinar com algumas famílias a realização da Ceia de Natal na casa dos missionários. A época do Natal na Espanha, é um momento delicado, de sensibilidade espiritual e religiosa, mas os missionários estão confiantes que Deus trará oportunidades de apresentar Jesus.

Agradeça a Deus pela vida dos missionários nos campos que continuam levando o amor e a Palavra do Senhor às pessoas ao redor do mundo, em qualquer tempo.

De Missões Mundiais para você, um Feliz Natal com Jesus!