primeira caravana voluntária no Vila Minha Pátria 

Os colaboradores da Sede de Missões Mundiais participaram da primeira caravana voluntária para o projeto Vila Minha Pátria, em Morungaba/SP. Carinhosamente chamado de Sede na Missão, a proposta da ação consistia em uma imersão transcultural na qual todos atuaram diretamente com mais de 40 famílias afegãs refugiadas, que agora residem no Brasil a partir de uma parceria entre Missões Mundiais e a Junta de Missões Nacionais.

Entre os dias 16 e 19 de junho, os colaboradores de Missões Mundiais dividiram-se em diversas tarefas se inserindo na rotina já seguida pelas famílias afegãs. Pela manhã, todos participaram do devocional que contou com a presença de alguns afegãos, seguido do café da manhã e atividades livres antes e depois do almoço. Respeitando a cultura, as tarefas foram divididas entre homens e mulheres.

Os homens da Sede, juntamente com outros missionários de Missões Mundiais que estão atuando na Vila, promoveram um campeonato de futebol composto por quatro times, com direito a eliminatórias e campeões. "Uma coisa que me marcou bastante foi ver que o futebol, o esporte, aproxima muito as pessoas. Eu joguei bola com os refugiados e a minha relação com eles melhorou bastante depois disso", relatou Ediel Brito, colaborador da JMM que atuou na recreação.

Houve também o Dia da Beleza com as mulheres, e aulas de crochê, pilates e de danças tradicionais do Brasil e do Afeganistão. Um momento muito divertido no qual as mulheres refugiadas deixaram suas inseguranças de lado para se relacionarem com as mulheres brasileiras, de outra cultura. "Algumas delas vieram falar comigo agradecendo essa ajuda e esse suporte, e dizendo que através desse nosso trabalho voluntário, nós tornamos o dia dela e da família dela, mais feliz." expressou Anile Justino, colaboradora da JMM, que trabalho com as mulheres afegãs.

As ações com os pequenos foram divididas entre maternal e educação infantil, na qual as colaboradoras voluntárias ajudaram as crianças a desenvolverem suas habilidades sociais, assim como reforçar o aprendizado de atitudes higiênicas tais como lavar as mãos e escovar os dentes. Além disso, as crianças praticaram a Língua Portuguesa através de musicais infantis cristãs. 

Todos os refugiados afegãos têm tido aulas de português, portanto foi muito importante a ida dos colaboradores para que eles também pudessem treinar a fala e o entendimento. Em caso de dificuldades, havia alguns missionários e colaboradores que ajudaram com a tradução do inglês para o português de maneira que todos conseguiram se comunicar e ter momentos de comunhão.

Assim como as atividades que envolviam relacionamentos, os voluntários também trabalharam na área de serviços gerais, ajudando na cozinha, na limpeza do refeitório e dos espaços de convivência. Havia trabalho para todos, auxiliando conforme suas capacidades e desenvolvendo novas habilidades.

No final, a despedida envolveu lágrimas e "Até logo". O que marcou os colaboradores brasileiros foi a unidade dos afegãos e a valorização deles para com seus relacionamentos, desde os familiares até a comunidade como um todo. Já para os afegãos, a mensagem que ficou foi a da alegria, da hospitalidade e do amor de Jesus. Entre conversas, sempre que possível um colaborador afirmava que o amor de Deus tornava possível amar o próximo, eles, como se fosse um membro da sua própria família.

O Sede na Missão ficou marcado no coração de todos, com a certeza de que Deus ainda tem grandes planos para o Projeto Vila Minha Pátria e os refugiados afegãos.

Jamile Barros

Jornalista de Missões Mundiais