Entre os dias 25 de novembro a 04 de dezembro, os representantes de Missões Mundiais e a União Evangélica Batista da Espanha (UEBE) estiveram reunidos na sede de Missões Mundiais, na Tijuca/Rio de Janeiro, para compartilhar informações sobre as atividades missionárias desenvolvidas entre ambas organizações. Como parte do nosso Planejamento Estratégico, apresentamos o DNA Missões Mundiais para a UEBE conhecer com mais detalhes nossa organização, onde e como atuamos além das fronteiras do Brasil.

A Espanha vive um momento de transformação e tensão, onde podemos destacar o fluxo de imigrantes e refugiados, e ainda os desdobramentos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, principalmente no que diz respeito à economia e nos custos dos recursos energéticos, como o gás. E isso tem trazido preocupação para boa parte do país, que sofre com o frio intenso do inverno que está chegando. Diante deste cenário, a União Evangélica Batista da Espanha completa seu primeiro centenário, celebrado em agosto deste ano (2022) com a liderança Em uma recente atualização da liderança batista do país, o Pr. Daniel Banyuls, que foi missionário na Guiné Equatorial, assume como diretor executivo da UEBE. Há anos atuamos no país na plantação de igrejas e nesse tempo, com este contexto favorável, fomos desafiados a atuar diretamente junto à liderança espanhola para o despertamento e ampliação da visão missionária no país

O Diretor Geral da UEBE, Pr. Daniel Banyuls, junto com o Pr. David Bianchi nosso Missionário da Terra na Espanha, também teve oportunidade de apresentar onde e como a UEBE atua e o grande desafio até 2030, que é o de plantar 15 igrejas nas províncias onde ainda não há trabalho Batista na Espanha.

O Projeto 15 para 30 é uma iniciativa dos batistas espanhóis para plantar 15 igrejas até 2030. Fomos desafiados a somar forças através do compartilhamento de nosso DNA missionário, onde ações conjuntas estão sendo geradas para mobilizar as igrejas espanholas e despertar novos discípulos, pastores e missionários, não apenas para a própria Espanha, mas também para serem enviados a outros países.

Dentro da agenda do DNA Missionário foram apresentados aos espanhóis os processos e estratégias  de Missões Mundiais. Também conheceram as instalações da sede e os colaboradores de todos os setores Tiveram a oportunidade de interagir  diretamente com os coordenadores estratégicos dos principais programas de Missões Mundiais, como o PEPE, Voluntários Sem Fronteira e Radicais, além do Desenvolvimento Comunitário e do setor de Promoção e Mobilização. Conheceram nossas estratégias de mobilização e como construímos as campanhas anuais de Missões Mundiais.

Quem recebeu a UEBE em Missões Mundiais foram: 

Maurício Bastos – Gerente Administrativo de Missões Mundiais

Ruy Oliveira – Coordenador de Missões Mundiais nas Américas e Coordenador do DNA Missionários de Missões Mundiais.

Paulo Pagaciov – Coordenador de Missões Mundiais na Europa

Missões Mundiais entregou uma placa comemorativa para UEBE pela celebração dos 100 anos de existência. No encerramento do encontro, foi elaborado um Convênio de Cooperação Missionária entre as duas organizações que há muitos anos caminham juntas e agora estreitam seu relacionamento de companheirismo para espalharem as Boas Novas não apenas na Espanha, mas “...até os confins da terra” para Completar a Missão o mais rápido possível.

Redação
Missões Mundiais