Recebemos uma esquete sobre o tema da campanha 2023, confira:

Autor: Robson Rodrigues Lima 28/02/2023.
Tema: Vamos Completar a Missão
Equipe Necessária:  20 pessoas (podem ser adolescentes, jovens, homens e/ou mulheres) divididos em dois grupos com cinco pessoas e um grupo com dez pessoas.  1 narrador (Voz Oculta)  1 jovem vocacionado 

Roupas Grupo 1: Típicas de 5 países já alcançados pelo evangelho, mas que ainda estão em processo de fortalecimento e/ou restauração dos princípios destruídos pelo secularismo. Como alternativa, podem ser usadas as camisas de futebol das seleções destes países. Exemplo de países: França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, etc.

Roupas Grupo 2: Típicas de 5 países não alcançados, ou fechados para o evangelho, ou países no qual a perseguição aos Cristãos é muito forte. Como alternativa, podem ser usadas camisas branca lisa. Exemplo de países: Irã, China, Síria, Turquia, Arábia Saudita, etc.

Roupas do Grupo 3: Típicas do BRASIL (Regional), ou camisa da Seleção Brasileira.

Roupas do Jovem: Roupas básica de jovem

Apresentação:

  • Entra o Jovem Vocacionado, cantando e louvando a Deus, e comentando sobre o culto de domingo que havia sido uma benção.

JOVEM: “Que culto abençoado! Que culto maravilhoso! Este louvor não sai da minha cabeça....” – Até que ele venha! Até que ele venha! Cristo é a esperança que ao mundo vou levar. Até que ele venha! Até que ele venha! Ele é a razão que me faz continuar – “Glória a Deus. Estou completamente abastecido pelo Espírito Santo depois deste culto. Vou pedir a Deus que me dê uma semana abençoada também, pois estou cansado, preciso ir dormir agora.”

  • Em seguida o jovem sai pela porta dos fundos do templo.
  • Em oculto, o jovem faz uma oração, como se estivesse no quarto, antes de dormir.

JOVEM: “Senhor Deus, muito obrigado por este culto maravilhoso. Te peço uma noite abençoada e uma semana abençoada também. Entendo que tenho um chamado, mas não entendo bem ainda. Me ajude a entender a sua vontade, em nome de Jesus, amém!”

NARRADOR: “E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que traz boas-novas, boas-novas de paz e salvação,de que o Deus de Israel reina! Por causa de Sião, não permanecerei quieto. Por causa de Jerusalém, não ficarei calado, até sua justiça brilhar como o amanhecer e sua salvação resplandecer como uma tocha acesa.”

Joel 2.27, 28; Isaías 52.7; Isaías 62.1

  • O Grupo 1 entra no templo devidamente arrumado e se posiciona no centro do altar, de frente para o público. Cada pessoa do grupo representa um país. Cada integrante deve carregar consigo a bandeira deste país e se identificar para o público. Em seguida, deve mencionar as características de seu país e em que situação se encontra a propagação do evangelho neste país em específico.


Exemplo: “Olá queridos irmãos da Igreja ____________. Eu represento a Espanha. Somos um país com ____ habitantes e a religião predominante é o ________. Nosso país possui _____ línguas consideradas oficiais, e possuímos algumas regiões independentes como a Catalunha. Hoje, em todo o país, existem apenas ____ igrejas batistas e em todo país, existem apenas ___% de cristãos. A Junta de Missões Mundiais mantém ___ missionários em nosso país, mas precisamos de ajuda para completar a missão.”

OBS: O texto exemplificado acima pode ser alterado de acordo com as informações obtidas pela igreja sobre o contexto atual de cada país. As informações citadas são subjetivas e não devem ser usadas sem a análise real da situação.

  • Após a apresentação do grupo 1, todos devem se posicionar no lado direito do altar e aguardar.
  • Em seguida, o grupo 2 entra no templo devidamente arrumado e se posiciona no centro do altar, de frente para o público. Cada pessoa do grupo representa um país. Cada integrante deve carregar consigo a bandeira deste país e se identificar para o público. Em seguida, deve mencionar as características de seu país e em que situação se encontra a propagação do evangelho neste país em específico.

Exemplo: “Olá queridos irmãos da Igreja ____________. Eu represento a Turquia. Somos um país com ____ habitantes e a religião predominante é o ________. Nosso país possui _____ línguas consideradas oficiais e isso é uma dificuldade de comunicação. Hoje, em todo o país, existem apenas ____ igrejas batistas e em todo país, existem apenas ___% de cristãos. Recentemente, fomos atingidos por um grande terremoto que ceifou a vida de ____ pessoas. Não sabemos quantas destas pessoas chegaram a ouvir a mensagem de salvação. Precisamos crer que existe um Salvador. A Junta de Missões Mundiais mantém ___ missionários em nosso país, mas precisamos de ajuda para completar a missão.”

OBS: O texto exemplificado acima pode ser alterado de acordo com as informações obtidas pela igreja sobre o contexto atual de cada país. As informações citadas são subjetivas e não devem ser usadas sem a análise real da situação.

  • Após a apresentação do grupo 2, todos devem se posicionar no lado esquerdo do altar e aguardar.
  • Em seguida, um Narrador, em voz oculta, relata:

NARRADOR: “...Eu vi o Senhor. Ele estava sentado em um trono alto, e a borda de seu manto enchia o templo. Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Diziam em alta voz uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!" Suas vozes sacudiam o templo até os alicerces, e todo o edifício estava cheio de fumaça. Então eu disse: "Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!". Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. Tocou meus lábios com a brasa e disse: "Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados". Então ouvi o Senhor perguntar: "Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?". E eu respondi: "Aqui estou; envia-me". E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. [...] E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Isaías 6.1-8; Marcos 16.15,16; Romanos 3.23; João 3.16-18; Marcos 16.20; João 1.12; Atos 2: 42-44; 46, 47.

  • Neste momento os dois grupos que estão no altar se posicionam no centro, um ao lado do outro, e juntos, perguntam em alta voz:

GRUPOS DE PAÍSES: “Quem nos ajudará a completar a Missão?”

  • O Jovem entra até a metade do templo glorificando a Deus pela confirmação de seu chamado.

JOVEM: “Que sonho incrível! Deus falou comigo! Eu tenho um Chamado e jamais vou me calar. Eu tenho um chamado para o evangelho anunciar. Eu fui escolhido desde o ventre da minha mãe. Preciso ir e anunciar a salvação por todo o mundo. Vou motivar outras pessoas a orar, ofertar e a ir comigo, a fim de anunciar as Boas Novas por todo o Mundo.”

  • Entra o terceiro grupo devidamente arrumado e encontra o jovem na metade do templo. E então eles se reúnem e seguem juntos para o altar.
  • Cada pessoa do terceiro grupo se direciona para um dos países representados no altar e abraça o representante. E o Jovem permanece ao centro.
  • Em seguida, os representantes do terceiro grupo juntos, exclamam em alta voz:

TERCEIRO GRUPO: “Nós vamos completar a Missão Até que ELE Venha! Ore por nós! Entregue sua oferta Voluntária!”

JOVEM: “Venha conosco! Vamos juntos completar a Missão. Aceite o seu chamado.”

Fim. 

Encerre como preferir. 

VAMOS COMPLETAR A MISSÃO!