Proclamai 2025 reúne mais de 2 mil vocacionados para completar a missão
- Redação JMM
Entre os dias 1 e 3 de maio aconteceu o Proclamai, o congresso de despertamento missionário de Missões Mundiais, na Igreja Batista do Recreio. Com mais de 2 mil inscritos, a programação iniciou-se às 10h com a primeira plenária que reuniu o Pr. João Marcos B. Soares, Diretor-executivo da JMM; o Pr. Alexandre Peixoto, Diretor de Operações da JMM; o Pr. Paschoal Piragine, Presidente da Convenção Batista Brasileira; e o Pr. Fernando Brandão, Diretor-executivo da CBB. O convidado missionário foi o Pr. Fábio Pisa, vindo da Itália, que falou aos congressistas sobre as dificuldades da obra missionária mediante ao esfriamento espiritual na Europa e o crescimento de seguidores do Islã no continente.
Nos dias que se seguiram, as plenárias contaram com testemunhos, devocionais e pregações marcantes. Ouvimos sobre o trabalho missionário na Índia e no Sudão, e os desafios de evangelizar em campos fechados para o Evangelho. Um missionário convidado e duas missionárias da JMM contaram suas histórias de sacrifício e vitórias para o Reino vividas no Irã, na Coreia do Norte e na Venezuela. O compromisso e a entrega pessoal deles para a obra impactaram todos os presentes. “Tudo foi extremamente impactante, mas eu amo os relatos missionários. Ouvir e ver o que Deus tem feito ao redor do mundo é extraordinário, é um privilégio”, disse Larissa Fagundes, jovem da Igreja Batista Jardim do Senhor.
O esporte também recebeu destaque por ser uma ferramenta usada para transmitir a Palavra de Deus, como no caso do jiu-jítsu com a delegação de Israel e do futebol com crianças ucranianas. Haniel Schucman, campeão de jiu-jítsu, e Anatoliy Shmilikhovskyy, missionário ucraniano, também falaram sobre a guerra vivida em seus países e como têm visto a mão de Deus constantemente nesse momento difícil. Eles ressaltaram a importância de usar o esporte como ponte para compartilhar a fé.
À tarde, os participantes puderam participar de Oficinas, Giro pelo Mundo e Rodas de Conversa. As três modalidades trouxeram relevantes temas voltados para o campo missionário, cada uma com uma abordagem diferenciada. Nas oficinas, era possível ver mais da prática; no Giro pelo Mundo, os inscritos conheceram a fundo o trabalho em campos fechados como Índia, Irã, Coreia do Norte, Sudão e China. Já nas Rodas de Conversa, por meio de entrevistas guiadas por mediadores, missionários, voluntários e convidados especiais compartilharam informações e experiências pessoais vividas no contexto transcultural.
Algo inteiramente novo no Proclamai 2025 foi uma programação exclusiva para as mais de 100 crianças. O Proclamai Kids foi organizado por Missões Mundiais em parceria com os Amigos de Missões, organização de educação cristã infantil da UFMBB. O espaço infantil contou com conteúdo especial e a presença de missionários da JMM que, de forma lúdica e divertida, apresentaram o contexto de missões para as crianças. Elas também se apresentaram durante as plenárias com músicas aprendidas no Proclamai Kids. Nos intervalos, era possível vê-las orando pelos adultos e entregando desenhos do Plano da Salvação feitos por elas mesmas. A presença das crianças trouxe alegria e um toque especial ao evento.
O espaço externo, o Lounge, também teve atividades marcantes, como as Conversas Missionárias, com temas como Voluntários Sem Fronteiras, Educação, Acessibilidade nas Igrejas e no campo, Inteligência Missionária, DNA Missionário e Esportes em Israel e na Ucrânia. As conversas duravam 30 minutos e incluíam espaço para perguntas do público, tornando o momento enriquecedor e descontraído. O Lounge também recebeu stands de organizações convidadas, como a Livraria de Missões Nacionais, Seminários Batistas, CBB e Convicção Editora, UFMBB e, claro, o stand de Missões Mundiais, onde era possível adquirir camisas da campanha 2025 e modelos exclusivos do Proclamai. Um dos destaques foi a presença da Rede 3.16, rádio de Missões Nacionais, que entrevistou missionários, participantes e convidados ao longo do evento, ajudando a amplificar as vozes da missão para além do local.
O Lounge também foi o espaço usado para o lançamento do livro do Pr. João Marcos Barreto Soares, “O Chamado Inadiável para Completar a Missão”. Após uma entrevista apresentando o conteúdo do livro e a importância de estarmos empenhados em cumprir a Grande Comissão, os participantes puderam adquirir o livro e receber uma dedicatória do autor em uma sessão de autógrafos e fotos. Foi um momento alegre e marcante, embalado pelo carisma contagiante do Pr. João Marcos.
Os momentos de louvor foram vibrantes e emocionantes. Entre os músicos que guiaram esses tempos de adoração estavam Martha Keila e banda, o Ministério de Louvor da Igreja Batista do Recreio, Fhop Music e Alexandre Magnani. Guiados pelo Espírito Santo, todos conduziram crianças, jovens e adultos a adorar em uma só voz o Senhor. A presença do Pai foi sentida com intensidade, enchendo corações de amor e propósito.
No último dia, a plenária da manhã aqueceu os corações da liderança da JMM. Após um apelo do Pr. João Marcos, dezenas de pessoas se apresentaram diante do altar para cumprir o chamado missionário. Elas foram conduzidas à equipe de Recursos Humanos da JMM para iniciar o acompanhamento vocacional. Foi lindo ver uma nova geração disposta a atravessar fronteiras para anunciar a Palavra de Deus.
A última plenária fechou o Proclamai com chave de ouro. A participação das crianças, os momentos de louvor e o chamado direcionado à juventude mostraram que Deus está levantando servos de todas as idades, dispostos a cumprir a Grande Comissão no Brasil e no mundo. O Pr. João Marcos encerrou a noite com um desafio vocacional que tocou profundamente todos os presentes. O fim do congresso foi marcado por gratidão e um forte sentimento de “quero mais”.
Toda a liderança de Missões Mundiais reforça aqui o agradecimento aos voluntários, ao Pr. Wander Gomes e à Igreja Batista do Recreio, aos colaboradores da JMM, equipes de serviço e a cada participante que esteve presente ou intercedeu à distância por este congresso tão especial.
O que alguns participantes disseram:
“Eu fiquei extremamente grato e marcado pelo evento, mudou bastante a minha visão sobre o meu caráter cristão e me encorajou a ser um discípulo mais inteirado na obra de Deus. Fortaleceu bastante a minha fé.”
— Gabriel Moreira, jovem da Igreja Batista Atitude
“Esse evento superou minhas expectativas. Saí muito impactada. Acho que a denominação Batista tem muito a ensinar sobre Missões a outras denominações. Os testemunhos, para mim, foram algo bem impactante!”
— Ana Beatriz Simião, da Assembleia de Deus
“Através do evento Proclamai, entendi o que é ser intercessora. Tenho orado pelos missionários, povos e países e ofertado para missões.”
— Luciana Morais, membro da PIB do Recreio
“Compartilhei com todos os meus amigos esse evento e já convidei a todos para assistirem ao próximo.”
— Marcelo Felipe, da Assembleia de Deus
Em todas as gerações, vamos seguir proclamando!
Jamile Darlen
Jornalista em Missões Mundiais