Missões Mundiais é chamada para estar entre os mais necessitados da Terra. Os desafios são grandes, mas a responsabilidade como servos do Senhor é gigante. Há 30 dias a Rússia deu início a uma guerra contra a Ucrânia. Um conflito que já ceifou milhares de vidas e obrigou mais de 3 milhões de pessoas a buscarem refúgio em outro país ou se deslocarem dentro da sua própria nação. Desde então, vivemos 30 dias intensos de compaixão pelos ucranianos.

Os ataques não poupam sequer crianças, grávidas ou idosos. Homens ucranianos foram separados de suas famílias para servir no front. Pessoas que jamais pegaram em armas, agora estão recebendo seus próprios armamentos para lutar por suas famílias.  Mas Cristo nos ensinou que a oração é a nossa arma. E não existe oração eficaz, sem ação. 

Simultaneamente ao anúncio da guerra, o diretor de Missões Mundiais, pastor João Marcos Barreto Soares, declarou o levantamento de um exército de intercessores em favor da paz e iniciou as ações para atender ao clamor daqueles que se abrigaram em locais subterrâneos ou fugiram para países vizinhos. 

Através da ação humanitária emergencial Ajude Agora – Ucrânia nossos missionários têm atendido às igrejas locais e contam com um exército aqui no Brasil que lhes têm garantido toda a estrutura necessária a sua própria segurança e em favor de suas igrejas e de quem mais for possível socorrer. 

“Eu agradeço por vocês fazerem a sua parte. Cada um faz uma pequena coisa em uma grande guerra. Jesus nunca convidou a gente a fazer coisas grandes. Mas coisas pequenas. A Bíblia diz: ‘Tenha fé do tamanho de um grão de mostarda’. Deus convida a cada um a fazer coisas pequenas em uma obra enorme”, disse recentemente o missionário Lyubomyr (foto abaixo de capuz), que permaneceu durante cerca de 20 dias com sua igreja em um abrigo subterrâneo até que todos se deslocassem para um local seguro, quando ele finalmente pode seguir para Lviv e reencontrar sua esposa Natasha e os filhos do casal. 

A crise de refugiados na Ucrânia tem números alarmantes, com um crescimento mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Entre os mais de 3 milhões de refugiados, quase metade são crianças. 

A pequena Zlata, filha do missionário Anatoliy Shmilikhovskyy, fez um desenho (abaixo) e quando o pai lhe perguntou o que era, ela explicou: “É o povo ucraniano, e em cima um caça militar russo jogando bombas em cima da nossa nação ”.


Zlata nunca presenciou tampouco ouviu bombas explodindo, felizmente sua família conseguiu se abrigar na Polônia. Mas ainda assim esses eventos violentos fazem parte da sua nova realidade.

No entanto, milhares de meninos e meninas ucranianas ouviram as bombas. Muitos foram separados de suas famílias, outros estão órfãos ou não sobreviveram. Quem conseguiu escapar carrega no corpo, na alma e na mente marcas da crueldade humana. Elas precisam da nossa compaixão! 

Missões Mundiais não poderia ficar alheia ao clamor dos que choram. Com seus próprios recursos, o Pr. João Marcos foi para a Polônia no início de março para acompanhar de perto a chegada e atendimento aos refugiados. Ele também levou conforto e recursos necessários ao cuidado inicial dos irmãos em Cristo que conseguiram atravessar a fronteira. E mostrou a rotina em uma igreja que passou a abrigar refugiados. 

“O templo da Igreja Batista de Hellman, aqui na Polônia, foi completamente ocupado com camas e colchões para receber refugiados. Todos os dias passam por aqui cerca de 200 pessoas à procura de abrigo, banho, alimento. Elas são acolhidas. Esta igreja está vivendo a compaixão. Nós deixamos uma oferta para ela e seguimos apoiando-a. Por isso convido a todos a participarem do Ajude Agora – Ucrânia”, disse o Pr. João Marcos durante sua passagem pela Polônia.

AÇÕES

Trabalhamos lado a lado com as igrejas da Convenção Batista Brasileira e parceiros espalhados por todo o mundo para que mais ucranianos recebam o abraço de Cristo através das ações que atualmente se dividem em 3 frentes:  

  1. Ações de abrigamento e distribuição de alimentos por meio de cinco igrejas apoiadas por Missões Mundiais na Ucrânia;
  2. Auxílio a refugiados em um Centro de Apoio na Polônia;
  3. Ação de larga escala com uma Convenção de igrejas dentro da Ucrânia. Já formamos um centro de distribuição para recebimento de remédios e alimentos; apoiamos a compra e uma van. Esta ação envolve 240 toneladas de alimentos e requer, semanalmente, 3.500 dólares só para a compra de combustível. Estes números crescem diariamente. 

Missões Mundiais é grata a todas as pessoas e igrejas que decidiram viver a compaixão de Cristo, também na Ucrânia, por meio de suas orações e ofertas. O que cada uma tem feito certamente dará frutos para a eternidade. 

Para doar, você pode acessar o site: www.doeagora.com ou fazer sua oferta através da chave PIX Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Você também pode ofertar através de depósito em conta da Junta de Missões Mundiais // CNPJ: 34.111.088/0001-30

Bradesco: Ag 1125-8 cc: 59000-2
Banco Brasil: Ag 3010-4 cc: 141900-5
Itaú: Ag. 9218 cc: 65100-9
Santander: Ag. 3894 cc: 13001270-8
Caixa Econômica Federal: Ag. 0201 cc 1165-4 op. 003

 

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro