A tragédia das enchentes que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul no dia 29 de abril, já matou 154 pessoas, deixou 806 feridos e 94 pessoas ainda estão desaparecidas. A água foi entrando nas residências e inundando as ruas, chegando a 5 metros de altura, e forçando 600 mil pessoas a saírem de suas casas. Destas, cerca de 540 mil estão desalojadas. Mais de 12 mil animais domésticos e silvestres foram resgatados enquanto rebanhos inteiros morreram arrastados pela força da água e da lama. Segundo as autoridades, ao todo, em diferentes níveis, cerca de 2 milhões de gaúchos foram afetados.

Diante desse cenário, Missões Mundiais se mobilizou para ajudar. 

VOLUNTÁRIOS 

A organização dos batistas enviou uma caravana de Voluntários Sem Fronteiras para o Estado. Pessoas que, diante da dor e da perda do próximo, não hesitaram em estender a mão. Entre elas está a Júlia Franco, 26 anos, que saiu da Serra/ES para servir. Membro da Igreja Batista em Colina de Laranjeiras, Júlia já participou de outras viagens missionárias e diante da passagem bíblica de Mateus 25:35-36, firmou com Deus o compromisso de sempre ajudar quando uma necessidade fosse apresentada. 

"Para mim, foi um privilégio atender ao chamado de Deus para ajudar o povo gaúcho, nosso povo, nesta situação tão difícil.

Cheguei com a equipe no dia 10/05. Estamos visitando abrigos e levantando as principais necessidades para que possamos direcionar bem a ajuda. Também estamos ajudando e servindo no que é necessário, principalmente entregando doações e oferecendo atendimento de saúde multidisciplinar."

Voluntários Sem Fronteiras atuando no RS

Júlia conta que algo que lhe impactou foi a situação da violência e roubos. Muitas pessoas se arriscam, voltando para suas casas com medo de assalto. Elas ficam acampadas em rodoviárias próximas às residências ou no segundo andar das casas, sem energia e dependendo de doações. Mesmo com o aviso de novas chuvas, elas não saem por medo de assaltos e perderem o pouco que restou. A jovem menciona a história de uma senhora de idade avançada que foi ao abrigo pedir alimento e no meio do caminho sofreu uma queda.

"Fomos atendê-la e depois levá-la em casa, e vimos a situação em que ela estava. Ela e seu filho especial perderam tudo na enchente, e para conseguir pagar o aluguel da casa recém alugada, ela estava vendendo paçoca no sinal. Na casa, as condições eram extremamente precárias e não tinha nada para comer. Com a graça de Deus, conseguimos ajudá-la e abastecer a casa com alimentos e roupas. Agora, a igreja local irá cuidar dela."

Deus tem levantado seus servos para ajudar a todos, como for possível. No momento do desespero e da dor é que o amor de Jesus se manifesta através das nossas ações de compaixão.

"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram." (Mateus 25:35-36 NVI)

AÇÃO DE ACOLHIMENTO

Missões Mundiais também está atuando através do projeto "Campeando o Poncho". Na linguagem gaúcha, "Poncho" refere-se à capa da Capelania, uma ação de acolhimento. O projeto conta com uma equipe conjunta de diferentes organizações, entre elas Missões Mundiais, Elo Capelania, Junta de Missões Nacionais, Touch Peace, JOCUM, Convenção Batista Pioneira, Convenção Batista do RS, Phillos da AMTB e igrejas. Estão incluídos profissionais de saúde, capelães, pastores, missionários entre outros. 

O projeto é, portanto, uma ação de acolhimento e cuidado para e com os missionários e pastores do Rio Grande do Sul. Em breve serão abertas inscrições para o preparo e qualificação de voluntários no acolhimento aos gaúchos. Toda a equipe está trabalhando para que o projeto entre em vigor a partir de 1º Junho e conta com suas orações para que tudo seja feito conforme a vontade do Senhor.

Equipe do Projeto Campeando o Poncho reunidos em oração pelo RS

APOIO INTERNACIONAL

A tragédia do Rio Grande do Sul foi noticiada por diversos jornais e veículos de comunicação no exterior. E os filhos de Deus de outras nacionalidades também decidiram ajudar. A União Evangélica Batista da Espanha (UEBE), conhecida por sua compaixão e ajuda humanitária em conflitos (Guerra na Ucrânia) e desastres (Terremoto na Turquia), decidiu estender a mão para ajudar os brasileiros do RS. Há alguns dias, eles divulgaram a mensagem abaixo e começaram a recolher doações e recursos para enviar ao Brasil. 

"Situação no Estado do Rio Grande do Sul. 

Queremos informá-lo sobre a situação crítica que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta no Brasil. Fortes chuvas atingiram esta região localizada no sul do Brasil, causando devastação e perdas significativas. Até agora, 85 pessoas foram mortas e um número considerável está desaparecido. Além disso, mais de 150 mil pessoas foram deslocadas das suas casas e mais de um milhão de cidadãos foram afetados por este fenómeno atmosférico. Estamos buscando estabelecer contato com a Convenção Batista do Brasil para explorar formas de prestar assistência nesta difícil situação."

O Coordenador da Europa de Missões Mundiais, o Pr. Paulo Pagaciov, têm mantido contato com nossos irmãos espanhóis e nos relatou mais informações sobre essa campanha que a UEBE está realizando. Segundo ele, os cristãos estão fazendo um levantamento para necessidades específicas ao povo gaúcho, como a compra de água potável. Futuramente, também pretendem ajudar na reconstrução de uma igreja. Quando as águas baixarem, e houver uma dimensão melhor das necessidades vigentes, eles seguirão atuando para atender aonde for mais urgente. "Algo interessante que tenho notado nestas campanhas é o envolvimento de muitas pessoas não crentes, as igrejas são pequenas e não tem condições de fazer tudo isso.", relata o coordenador. Podemos compreender que a mão de Deus está tocando corações ao redor do mundo para ajudar o povo gaúcho. Um povo que, mesmo na tragédia, não segue desamparado pelo Senhor.

Missões Mundiais te convida a orar pelo povo gaúcho. Ore pela saúde física e emocional das vítimas, assim como pelas equipes de socorro que estão atuando no resgate. Agradeça pelas doações enviadas da Espanha, pelos voluntários que estão no RS nesse momento e pelos profissionais que atuam no projeto Campeando o Poncho. Interceda pelas autoridades, por sabedoria na reconstrução do Estado e pela entrega de doações às pessoas, enviadas por diferentes organizações.

Se você puder fazer mais do que orar, considere realizar uma oferta através de um dos PIX abaixo.

PIX da Convenção Batista do RS - 92.986.256/0001-38 (Acresça um centavo (R$00,01) à sua contribuição para que o valor seja identificado corretamente.)

PIX da Convenção Batista Pioneira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jamile Darlen

Jornalista em Missões Mundiais