O processo de tradução da Bíblia em Maiawala, na Papua-Nova Guiné, marcou  o mês de julho no país, pela conclusão de um livro muito especial. 

 

A dedicação do livro de Marcos foi uma bênção!

A cerimônia foi muito simples, mas com muita emoção, com muitas lágrimas e um mover do Espírito Santo entre os presentes. Após quase uma hora de culto com louvores e orações, uma música ao fundo conduziu as tradutoras que levavam, em caixas, os livros e os entregaram aos pastores. Eles oraram ao Senhor dedicando os livros de Marcos e começaram a distribuir aos presentes.

Realmente sentimos que Deus estava demonstrando à comunidade Maiwala que Ele estava ali, no meio deles, e que se comunicava em sua própria língua.

Após a cerimônia oficial foi dada a palavra a vários representantes da comunidade e das igrejas. Cada um pode expressar seus sentimentos pelo que foi alcançado. Muitos lembraram que este livro começou a ser traduzido em 2001 e somente agora era entregue ao povo. O 1º tradutor viu o trabalho final pouco antes de partir para a glória.

O que mais me marcou foi que muitos deles se sentiram valorizados por Deus, que não desistiram dos Maiwalas, e que o plano Dele de ter a Bíblia traduzida para eles ainda será comprido. O Evangelho segundo Marcos foi o primeiro passo.

A comunidade foi incentivada a investir no trabalho de tradução para que os demais livros não demorem tanto para ser entregues à comunidade. Os livros de Lucas, Filemom e Judas estão esperando a etapa final de consultoria para serem impressos e entregues à comunidade também. Mas o empenho e investimentos de todos é que vai determinar o tempo que este processo vai levar. Agora é preciso levantar o valor necessário para agendar a visita do consultor e finalizar os três livros.

Outros livros também já estão em estágios avançados. Nossos planos são finalizar, no próximo ano, mais quatro livros do Novo Testamento. Para isso, o investimento é alto, mas o nosso Deus é o dono do ouro e da prata; Ele proverá.

No dia seguinte à dedicação visitei o povo Suau, o qual apoio na finalização da tradução do Pentateuco. Nos próximos meses, eles farão a consultoria de dois desses livros e estou viabilizando o bom andamento do trabalho, direcionando os times de tradutores.

Durante a viagem de retorno o carro caiu num buraco no meio do rio e ficou preso. Deus enviou todos os moradores das proximidades para me ajudar a retirar o carro do rio. Graças a Deus não tivemos nenhuma perda humana, somente o motor ficou cheio de água e precisou de uma manutenção emergencial. E foram as suas orações que nos apoiaram junto ao povo Maiwala, que nos protegeram na viagem ao povo Suau, e muito mais.

Ore por proteção em minhas viagens; pelos recursos financeiros para a consultoria de Lucas; por recursos para o conserto do carro; pela nossa saúde e a de nossos pais; pela tradução da Bíblia na Papua e no mundo; e agradeça pela dedicação do livro de Marcos; pela proteção divina na visita ao povo Suau; pelo retorno da paz em nossa cidade; por nossos Intercessores e mantenedores.

Alessandro Nunes
missionário na Papua-Nova Guiné

ADOTE