A missionária Carmen Lígia novamente passou pelo processo de deixar a família e ir a um novo campo missionário. Agora ela está no Panamá, uma nova terra para a qual o Senhor lhe chamou para servir. O foco da missionária é também ajudar no desenvolvimento do Programa de Educação Pré-escolar, o PEPE, um programa missionário e socioeducativo. 

Veja a seguir as notícias que a missionária mandou sobre sua chegada ao país e os novos desafios que a aguardam.

“Estou no processo de aprender a amar o povo que habita nesta terra. Não sei completamente o que Deus tem para mim aqui, ou quais os desafios que enfrentarei, mas aqui estou!

O povo panamenho é muito amável e atencioso, o que me deixa muito feliz. Estou no centro das Américas, o que vai facilitar muito o trabalho com os PEPEs em toda a região. O Panamá é um país da América Central, localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, fazendo fronteira com Colômbia e Costa Rica. Tem atualmente mais de 4,4 milhões de habitantes, sendo que, segundo as estatísticas, 18% são evangélicos. Aqui está o famoso Canal do Panamá, construído há 108 anos, abrindo o caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico, facilitando a rota para o comércio marítimo mundial.

Contudo, quero que você conheça um pouco da realidade das crianças no país para que ore por esse grande desafio. Todos os anos, 70 mil meninos e meninas nascem no país. Um terço dessas crianças cresce em condições de pobreza multidimensional, vivendo em bairros marginais e áreas de difícil acesso.

Com relação ao sistema educacional panamenho, oito em cada dez meninos e meninas nos distritos não atingem níveis básicos de leitura, contra quatro em cada dez nas áreas urbanas. Além disso, aproximadamente 40% das crianças entre 4 e 5 anos não recebem educação pré-escolar, apesar de ser obrigatória. Quanto aos que estudam, os números da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estabelecem que 127 mil estão fora da escola, e 190 mil correm o risco de deixar o sistema. Por isso, a importância de trabalhar para ajudar as crianças a entenderem que são prioridade, a fim de receberem um cuidado integral através do PEPE.

Estive em uma unidade PEPE daqui e recebi os abraços carinhosos das crianças e das missionárias-educadoras, que celebravam o Dia Nacional da Etnia. Uma menina, chamada Daniela, se aproximou e, ao ouvir que eu vim de longe, me perguntou por que vim ao Panamá. Eu respondi que foi para dizer que ela é muito linda e que Jesus a ama muito! Ela sorriu e me disse: ‘Eu sei que Jesus me ama, eu aprendi isso aqui no PEPE’. Fiquei muito feliz com a resposta porque é justamente para isso que o PEPE existe, para fazer as crianças sorrirem conhecendo a Jesus, e tendo a oportunidade de um futuro melhor.

Ore pelo início do trabalho da missionária Carmen Lígia no Panamá. Interceda por sabedoria para superar os obstáculos e ajudar as crianças. E, nas palavras dela, “Ore por esse tempo no Panamá; porque tudo o que eu quero, como foi com Abraão, é ser bênção para esta nação!”.

Vamos Completar a Missão no Panamá!

ADOTE A MISSIONÁRIA 

 

O QUE É O PEPE?
O Programa de Educação Pré-escolar (PEPE) é um programa missionário e socioeducativo, desenvolvido a partir da implementação de unidades pré-escolares organizadas e administradas pelas igrejas cristãs locais. Uma unidade do PEPE é considerada um projeto da igreja local que implementa uma série de ações organizadas e estruturadas para atender crianças na faixa etária aproximada de 4-5 anos, prestando um serviço de educação pré-escolar, com base em princípios cristãos. O programa socioeducativo integra os valores da Palavra de Deus aos conteúdos curriculares e favorece o crescimento intelectual, emocional e espiritual da criança.

O objetivo principal é possibilitar à criança melhor desenvolvimento integral que facilitará seu ingresso no ensino fundamental com boa autoestima e com mais entusiasmo.

Os principais desafios são a expansão do Programa para o alcance de maior número de crianças e famílias, o despertar da responsabilidade missional das igrejas, a sustentabilidade para manutenção do trabalho local e sustento dos missionários educadores.

Conheça mais: http://pepeglobal.org/