Mais um novo ano escolar começou neste semestre no Haiti, após quase três meses de férias. Segundo Eliel Pinho, nosso missionário coordenador do projeto Vila da Esperança, uma pequena vila que recebe menores em situação de vulnerabilidade social, o início das aulas por lá tem algo de muito especial: além de fazer novos uniformes, comprar sapatos e livros, missionários-educadores celebram o fato de as crianças e adolescentes poderem estudar, ajudando este povo a superar uma estatística de 53% de analfabetos no país.

“Para os pais haitianos, de um modo geral, ter condições de alimentar e pagar a escola dos filhos é uma forma de se apresentar com dignidade diante dos olhos de sua comunidade”, comenta Eliel.

E as crianças que moram na Vila da Esperança, em sua maioria, têm suas famílias espalhadas pelo interior do país, sem qualquer possibilidade de buscar novos sonhos. Elas vivem na Vila da Esperança, pois de alguma forma os seus pais biológicos ou responsáveis um dia desejaram garantir os direitos fundamentais a seus filhos: brincar, estudar, ter saúde, alimentação... Tudo isso, dentro de um contexto familiar.

E para marcar no novo ciclo escolar, o Pr. Eliel e sua esposa, a missionária Haydée, chamaram as famílias das crianças acolhidas para um grande almoço, a fim de celebrarem juntos. Esta também foi uma oportunidade de atualizar algumas informações, reunindo pais, filhos, familiares, educadores e missionários em uma linda festa de gratidão a Deus por mais esta conquista.

Até uma vovó bem idosa, mesmo morando longe, fez questão de comparecer. Ela contou que toda vez que seu neto vai passar as férias em sua casa ele a agradece por tê-lo permitido morar na Vila.

“Gostaríamos de expressar nossa gratidão a Deus pelo privilégio de Ele nos escolher para fazer parte dessa grande transformação na vida dessas crianças e famílias”, comenta o missionário.

A Vila da Esperança é de fato uma pequena vila, com a Casa das Crianças, a Casa do Administrador, a Casa do Amigo, um refeitório e um ambulatório médico-odontológico.

Hoje, o projeto tem 41 acolhidos que frequentam quatro diferentes escolas particulares da região, na periferia da capital, Porto Príncipe. As mensalidades são pagas graças às ofertas que Missões Mundiais recebe direcionadas ao projeto.

O amor por missões de irmãos em Cristo que sustentam a Vila da Esperança fortalece nossa equipe no Haiti que atua em três áreas essenciais: Direitos da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Comunitário e Educação, na região de Porto Príncipe e no Sul do país. E neste ano, participando da campanha DOE ESPERANÇA, você também colabora para o sustento e ampliação desta obra missionária no Haiti.

Faça sua oferta, a partir de R$ 30,00, através do site www.doeesperanca.org.br ou da nossa Central de Atendimento – (21) 2122-1901 / 2122-1900 / 2730-6800 (cidades com DDD 21) / 0800 709 1900 (demais localidades) / WhatsApp: (21) 98216-7960 ou 98055-1818 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Marcia Pinheiro