Luzes do céu virão em piscar de olhos - quando for da vontade de Deus". Maulana Rumi escreveu esses versos no século XIII, mas, ainda assim, continua vivo na cultura persa.

Como um bom estudante de Letras, fiz questão de conhecer um pouco mais da literatura com as pessoas que mais tarde eu consideraria como amigos, e através deles, conheci esse poema.

Eu amo o poder que a arte possui. A arte nos ajuda a expressar o que não conseguimos e a conectar pessoas, num sentimento comum de admiração, respeito e beleza.

De certa forma, foi através da arte que eu pude conhecer alguns dos que estão na Vila Minha Pátria de verdade. Uma coisa é chegar lá, talvez com algum conhecimento prévio sobre eles, suas idades e seus nomes, mas outra coisa totalmente diferente é conhecer de verdade sua cultura, suas histórias e suas dores.

Através desse poema, pude saber a história de um deles.

Pude conhecer a dor de um pai, que pela dificuldade da fuga, acabou de separando de seus dois filhos (de 13 e 14 anos) ao sair do Paquistão.

Pude conhecer sua preocupação de não saber quando vão se reencontrar novamente.

Pude conhecer seu medo, medo de não se reencontrarem.

"O Senhor é bom, e sua misericórdia é eterna." - Salmos 136.1

Mas ele também pode conhecer um pouco da minha esperança. "Aguente firme, em algum momento, Deus irá agir e cuidar de você."

Isso mudou a trajetória que eu até ali tinha construído. Não estava lá somente para ensinar Português.

Estava lá por ordem do meu Mestre, cumprindo a missão de "chorar com os que choram".

O ministério do lamento é restrito àqueles que muito amam. E foi isso que surgiu em meu coração: amor.

Meu desejo era ficar lá, conhecê-los mais e fazer a minha Esperança ser pelo menos apresentada a eles.

Mas entendo que a minha Esperança já está lá. Ela esteve com eles em todo o caminho até chegarem aqui, e com eles permanecerá.

Volto para casa com dor no coração, mas com grandes expectativas do que Deus irá fazer entre os afegãos na Vila Minha Pátria!

 

Daniel Andrade
Graduando em Letras - Português e Literatura / membro da PIB de Madureira

 

Seja também um voluntário, uma voluntária, na Vila Minha Pátria, em Morungaba/SP. Para se cadastrar e participar desta ação você deve acessar este link: https://www.cognitoforms.com/jmm8/vsfrefugiadosafegãosvilaminhapátria