Dentre as muitas maneiras de transmitir ao próximo a Palavra de Deus, estão as ações de saúde. Em tantos lugares do mundo em que há precariedade nesse segmento, os missionários que são profissionais da saúde podem utilizar de seus conhecimentos para alcançar e tocar a sociedade local. Porém, a prestação de atendimento médico nos campos não é uma “moeda de troca”, como explica o missionário Timóteo, que atua no Oeste Africano. Ao tratar com excelência e amor de uma pessoa doente, o Reino de Deus já está sendo sinalizado.

“Quando tratamos de uma pessoa doente e o fazemos com excelência, o Reino de Deus já está sendo sinalizado. Quando Jesus curava as pessoas, Ele fazia isso por amor e compaixão; muitas destas não o seguiram e nem por isso Ele deixou de amá-las e curá-las. Tratar as pessoas de forma curativa ou preventiva é sempre uma evidência prática do amor de Deus. A atuação na saúde abençoa muitas pessoas, comunidades e estabelece muitos relacionamentos”, diz o missionário.

Para o missionário Saulo Lima, também do Oeste Africano, a medicina proporciona a oportunidade de cumprir o segundo mandamento de Deus: amar o próximo como a si mesmo. Em se tratando do país, onde 95% da população é muçulmana, a carência de um médico é uma porta de entrada para compartilhar a mensagem transformadora e redentora de Cristo.

Nas consultas médicas, cirurgias e tratamentos que realiza, a missionária Sara Lima, que está no mesmo país, conta que deixa claro aos não cristãos que ora por eles e que é Deus quem atua na cura.

“Eles sabem que sou cristã e têm profundo respeito e admiração pelo meu trabalho e pelo Deus que sirvo, principalmente porque digo sempre que estou orando por eles e que não sou eu, mas Deus que me permite fazer o que faço”, relata.

O ato de cuidar de vidas que estão fragilizadas e vulneráveis por uma enfermidade é uma demonstração de amor. A missionária Sophia Castro, que também serve na África, conta que na clínica onde auxilia acontecem milagres que tocam o povo. Mães que chegam desesperadas em busca do último lugar que acreditam poder curar seus filhos. Além do atendimento médico, os cursos de planejamento familiar na enfermaria também são uma maneira de estabelecer contato e revelar o poder de Deus para aquelas mulheres.

O Pai realiza a sua obra através de mais pessoas, ao enviá-las para auxiliar os missionários como integrantes do programa Voluntários Sem Fronteiras. A coordenadora do programa, Luciana Nascimento, ressalta que vocacionados e profissionais da área são necessários no campo para sinalizar o amor de Cristo através do auxílio social, levando não só a cura externa, como também a interna, Jesus. Ela também fala sobre a responsabilidade das igrejas brasileiras em olhar para essa necessidade com compaixão, ajudando por meio de intercessão pelos campos, ofertas e até enviando voluntários.

Se você tem um chamado missionário e é um profissional da área de saúde, deixe Deus te usar. Ele quer mostrar o Seu amor e poder através da sua vida no campo. Confie e veja como participar da obra, aqui. Se você não é profissional da saúde, não há motivos para não se engajar com essa necessidade. Você pode orar pelo campo e pelos missionários da JMM, além de ofertar para os projetos e ser parte da transformação de vidas. Não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo através da área da saúde. Envolva-se com a obra missionária.

 

por Jamile Barros

 

Doe agora