Nesta quinta-feira (02), no culto na Sede de Missões Mundiais (RJ), o Pr. Fábio Costa, coordenador missionário para o Sul e Sudeste da Ásia, trouxe uma palavra de reflexão sobre o ato de agradecer. Ele citou como exemplo missionários da terra de sua região que não sabem falar ou ler muito bem em inglês, têm uma qualidade de vida regular, contudo são gratos a Deus por tudo o que o Senhor os tem permitido viver.

O pastor lembrou que a ação de agradecer pode muitas vezes ser esquecida em meio ao dia a dia. Pode ser vazia, pois não há uma reflexão sobre qual o motivo da gratidão. Pode ser mal interpretada. E pode sempre remitir ao aspecto positivo. Mas ele lembra que não é sobre isso que trata o agradecimento. Trata-se do reconhecimento, da dependência e da confiança no Senhor.

“A gratidão também não pode ser uma moeda de troca. É preciso não ter medo e aprender a expressar a gratidão do fundo do coração”, comentou.

Quando começa a dizer obrigado a Deus, os fatos e os motivos são lembrados, resgatados do fundo da memória. Em sua mensagem, ele explica que às vezes, pode-se pensar também que não há um motivo para dizer obrigado. Talvez o pedido de oração não tenha sido atendido ainda. Ou a pessoa recebeu um não, ao invés de um sim, e vice-versa. Contudo, o sim ou não de Deus não está ligado ao merecimento, mas ao plano dele para a sua vida.

“Deve-se aprender a agradecer pelo o que o Senhor é. Pelo que Ele significa para você. E assim, começar a viver na dependência e confiança total do seu caminho”, disse Fábio.

Ele lembrou que às vezes, há o conflito e uma interpretação diferente sobre o texto de  1Tessalonicenses 5.18 que instrui a dar graças em todas as circunstâncias, conforme a vontade de Deus. Mas como agradecer em um momento de luto? De uma doença devastadora? Em uma situação de dificuldade financeira?

“O versículo não está dizendo que nós devemos dar graça pelas tragédias, pelo sofrimento que enfrentamos. Mas sim sobre sermos gratos a Deus, mesmo em meio às dificuldades”, explica o coordenador missionário.

O pastor encerra dizendo que ao se praticar a gratidão, um novo relacionamento é construído com o Senhor e com o próximo. Agradecer aproxima, transforma o modo de enxergar o mundo e a vida. Faz reconhecer quem é o Senhor e tudo o que Ele faz. Aprender a ser grato é um exercício diário, uma atitude pessoal.

E concluiu dizendo sempre ter em mente as palavras da música do Ministério de Louvor Diante do Trono:

Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou, o que vier a ser, vem de Ti, Senhor.

 

 

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)