O segundo domingo de março faz parte do calendário da Convenção Batista Brasileira como o Dia de Oração por Missões Mundiais. A data, que também celebra o Dia de Missões Mundiais, nos leva a refletir sobre a missão dos servos de Deus no mundo. Como temos nos comportado no cumprimento da Grande Comissão? A tendência global muitas vezes nos faz olhar apenas para os problemas, afastando do nosso coração o sentimento de gratidão. Por isso, dedique o dia 08 de março para agradecer a Deus por tantas graças alcançadas nos mais de 80 campos missionários espalhados pelos cinco continentes.

Apesar das sucessivas crises econômicas mundiais, a mais recente causada pelo avanço do novo coronavírus, elevando a cotação do dólar a um patamar histórico, irmãos em Cristo de todo o Brasil têm se comprometido com o sustento financeiro da obra que mantém mais de 2 mil missionários na missão de transformar o mundo com a alegria de Jesus.

O Dia de Oração por Missões Mundiais é neste domingo, 08 de março, mas ao longo de 40 dias a agência missionária dos batistas brasileiros para os povos estrangeiros divulgará em suas redes sociais vídeos com motivos de oração apresentados por seu diretor executivo, Pr. João Marcos Barreto Soares.

Também serão publicados posts de oração que você poderá compartilhar em sua igreja, reunião de pequenos grupos ou célula, criando uma verdadeira rede de oração. Todos conectados, elevando aos céus os motivos de gratidão e também os desafios de Missões Mundiais para o ano de 2020. E através do grupo 40 Dias de Oração no Telegram do PIM -- Programa de Intercessão Missionária -- você receberá com antecedência os vídeos desta campanha e muitos outros conteúdos. Para entrar no grupo você precisa ter o Telegram instalado no seu smartphone e acessar este link.

Manter a esperança viva dentro de nós quando a realidade diz o contrário e a mídia coloca lente de aumento no que há de negativo, publicando uma sequência de desgraças, é uma tarefa difícil. Mas o “bom ânimo”, marca do crente em Jesus, não pode ceder às aflições deste mundo.

Precisamos, sem fechar os olhos às dificuldades ou fugir da realidade, “pensar nas coisas que são do alto”, elevar nossos olhos a Deus, ver o que Ele tem feito de bom.

Você pode começar agradecendo a Deus por estas 10 bênçãos que Ele tem concedido a Missões Mundiais:

  • Igrejas da CBB envolvidas com a campanha Transforme o Mundo com a Alegria de Jesus.
  • Meninas e meninos retirados de ruas do Sul da Ásia através do projeto Lar da Paz.
  • Conclusão de novas turmas do programa Radical.
  • Disponibilidade de voluntários à obra missionária.
  • Avanço do PEPE (programa socioeducativo) na América Latina e na África.
  • Reconstrução de projetos afetados pelo ciclone que atingiu Moçambique em 2019.
  • Mobilização de promotores voluntários de missões.
  • Levantamento da oferta do Dia Especial de Missões Mundiais.
  • Saúde e segurança dos missionários.
  • Avanço do Evangelho mesmo em áreas consideradas de maior perseguição ao cristianismo.

A oração é um ato de fé e esperança. Se creio em Cristo, escolho lutar espalhando amor e esperança em meio ao ódio e ao caos; escolho orar todos os dias até que Deus intervenha, sem cessar, e me comprometo com a obra missionária, transformando o mundo com esta alegria que só Cristo nos dá. Apesar da realidade vista pelos olhos, há uma outra que precisa ser estabelecida – a do Reino de Deus. Orando, nós testemunhamos nossa crença nas promessas do Deus da restauração do mundo, de fazer “novas todas as coisas”.

Como Deus é relacionamento, a oração como igreja tem potencial ainda maior de respostas sobrenaturais. Deus já está fazendo coisas lindas em resposta às orações de seus servos. Levar esperança às nações começa por essa intimidade individual e coletiva.

Reúna sua igreja neste Dia de Oração por Missões Mundiais. Vamos agradecer ao Pai pelo que Ele já tem feito no mundo. Vamos colocar o foco Nele, único detentor da alegria capaz de transformar o mundo.

 

por Marcia Pinheiro