Neste Dia das Mães, Missões Mundiais dá a você a oportunidade de presentear a sua mãe, ou outra mãe que você deseja compartilhar do seu amor, com uma ilustração do quadro pintado pelo missionário Freddy Monteiro Ovando. Uma peça rica em significados para ele e para a população de Guiné-Bissau, seu campo de atuação. Um quadro batizado de Sobrevivência que retrata uma mãe daquele país africano carregando sua filha nas costas; uma imagem do cotidiano local, que expressa o sentimento de cuidado que todas as mães têm com seus filhos. Conheça mais sobre a história desta obra de arte

Na campanha Presente de Mãe clicando aqui você dá uma oferta entre os dias 07 e 10 de maio como ajuda para o presente de mães não só de Guiné-Bissau, mas de todos os 86 campos de Missões Mundiais, e receberá no seu e-mail a versão original desta linda ilustração (sem filtro) para presentear a (s) mãe (s) que você escolher neste Dia das Mães. Uma lembrança que firmará o seu compromisso e o dela com Missões Mundiais.

Conheça a história do artista e missionário

Sou filho de Walmir Ovando Ribeiro e de Nilaide Monteiro Ovando, nasci em Campo Grande/MS no dia 18 de abril de 1965. Aos 8 anos já fazia esboços com lápis grafite e, aos 10, pintei minha primeira tela. A paixão pelas artes plásticas surgiu desde cedo e eu sempre mantive acesa a chama da arte em minha vida. Neto de Arthur Monteiro Sobrinho, com raízes em Oliveira dos Brejinhos/BA, excelente sapateiro, celeiro e artesão em couros; homem sério, honesto, trabalhador, em de quem herdei a veia artística. Quando cheguei aos 16 anos e, com um grupo de alunos, participei de um concurso de desenho realizado pelo Ministério da Educação do Governo de Mato Grosso do Sul, sob o tema: “Aspectos Geográficos do Brasil”, alcancei o primeiro lugar.

O sonho de fazer artes plásticas culminou em 1992 quando saí de Campo Grande, em 1989, para São Paulo, onde ingressei no curso de licenciatura na disciplina de Educação Artística, na Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), concluindo o curso em 1994, mas não recebi o diploma, pois a coordenadora daquele curso não aceitou a ficha de estágio supervisionado, mesmo após eu ter passado em todas as matérias exigidas pelo currículo daquela Universidade.

Em 1994, já casado com Elaine Cristina Ovando, segui para Alfenas, em Minas Gerais, onde concluí o curso de Medicina Veterinária, tendo recebido em 1998 o Diploma de Médico Veterinário pela Unifenas (Universidade de Alfenas). Em Minas Gerais, tive contato com o Artista Plástico Jonas Lemes, na cidade de Cambuquira, onde frequentei o seu atelier quando saía de Alfenas para aquela cidade. Na época, absorvi muita informação sobre pintura do amigo mineiro, com quem sempre conversava.

Trabalhou em São Paulo e no Sul de Minas (São Lourenço) como Médico Veterinário por mais de 12 anos e, em 2010, parti para a África Ocidental Subsaariana, na Guiné-Bissau, com minha esposa Elaine, Cirurgiã Dentista, e nossos dois filhos, Isabella Cristina Ovando e Breno Ovando, na época muito pequenos; para assumir a coordenação de uma Escola Batista, no interior do país, em Bafatá.

Ao residir em Bafatá, a vontade de continuar com as pinturas e desenhos não terminou. Desde 2011 venho retratando o povo guineense nos meus trabalhos artísticos. Já são mais de 70 telas pintadas na Guiné-Bissau, tendo parte delas sido enviadas para o Brasil onde aguardam o momento certo para serem expostas ao público brasileiro. Em 2015, ainda residindo na Guiné-Bissau, conheci o artista plástico e poeta guineense Ismael Hipólito Djata, com quem troco informações sobre o mundo artístico. Daí surgiu o desejo de realizar uma exposição Internacional de artes plásticas na capital do país, Bissau, no Centro Cultural Franco-Bissau, sob o tema: “ Guiné-Bissau em Cores”, contando com o apoio do amigo Ismael Hipólito Djata.

Atualmente, estabeleci meu Atelier de artes na cidade de Bafatá, a 145 km da capital, onde tenho como alunos Aliu Camará, Edmilson, entre outros. Nos horários vagos, evangelizo meus alunos, que são muçulmanos. As artes Plásticas, abre portas para novas amizades e acesso à sociedade guineense. 

Doe agora