Igrejas de todo o Brasil seguem surpreendendo com sua criatividade para que recursos sejam levantados e a obra missionária prossiga dentro do chamado de Deus, mesmo em meio a uma pandemia. Esse é o caso da Primeira Igreja Batista em Avaré, São Paulo/SP, do pastor Genivaldo Silva. A igreja levantou a sua maior oferta para Missões Mundiais neste ano de 2020.

Com 230 membros, a PIB em Avaré realizou diversas ações antes e durante a fase de isolamento social necessária ao enfrentamento do coronavírus.

“Os irmãos de nossa igreja receberam muito bem a campanha “Transforme o Mundo com a Alegria de Jesus. Eles participaram de todas as atividades, contribuindo sempre, pois não queremos que nossos missionários fiquem sem sustento”, disse a promotora voluntária de Missões Mundiais na igreja, irmã Marcia Silva, esposa do pastor Genivaldo.

Foi na pandemia que ela teve uma ideia muito criativa para levantar os recursos da oferta do Dia Especial.  Marcia pensou que ninguém pode deixar de comer e de lavar louça e roupa. Por isso decidiu investir na produção e venda de sabão artesanal e de doces. Ela fez uma cantina drive-thru, com as doações dos irmãos da igreja.

A igreja também investiu na produção de detergente a partir de óleo queimado, já usado. A venda do produto era feita aos irmãos via WhatsApp. Diante do empenho dos irmãos, um casal da igreja, Jhony e Suelen, decidiu doar à igreja sabões em barra fabricado por eles. Tudo foi vendido para missões.

A igreja também se mobilizou para fazer sopas de mandioca. Todos os ingredientes foram doações, bem como o trabalho das irmãs.

Teve ainda a participação de uma irmã que confeccionou tapetes que foram vendidos e o valor arrecadado foi ofertado para Missões Mundiais.

“Todas essas ações foram revertidas em valores. E na última semana de realização da campanha chegaram mais ofertas espontâneas. Irmãos que fizeram depósitos e transferências na hora. Até uma vizinha minha, que não é membro da igreja, mas começou a assistir ao culto online, deu uma oferta para os missionários. Fiquei muito surpresa e grata”, disse a promotora.

“Mesmo diante de tantas dificuldades, nós temos visto pessoas se esforçarem de uma forma inimaginável. Temos visto pessoas dedicarem seus dons e talentos com muito empenho. Isso alegra muito o nosso coração”, disse Erik Rafael Santos, missionário mobilizador na região, em vídeo de agradecimento enviado à igreja.

A promotora diz que foi diferente para ela e sua equipe promover uma campanha em plena pandemia. Mas garante que o engajamento de todos foi fácil. 

“É só ter fé em Deus e dizer ao povo nossas necessidades. Nossos irmãos entendem a obra missionária. Mas confesso que o valor arrecadado em plena pandemia me surpreendeu”, comenta.

Atendendo à orientação de Missões Mundiais, a igreja já enviou a oferta arrecadada. O envio pode ser feito em parcelas, sempre que um valor é arrecadado. Não há necessidade de esperar acumular para enviar à JMM. O quanto antes a oferta chegar, melhor administrados economicamente os recursos serão, pois o setor financeiro poderá aproveitar as melhores cotações da moeda estrangeira para investimento nos projetos missionários.  

Material
Marcia diz ter aprovado todo o material da campanha deste ano e destacou o material para as crianças, que teve inclusive um site dedicado aos pequenos e também música com clipe.

“Usamos tudo o  que nos foi enviado. É sempre bom ter um material para as crianças. Espero que eles continuem em 2021”, diz.

A promoção missionária na igreja seguiu de forma remota ao longo da pandemia. A união entre os membros da Igreja Batista em Avaré, bem como dos irmãos de todas as igrejas que fazem as campanhas de Missões Mundiais, reflete em todas as ações realizadas nos campos missionários. Obrigado por transformar o mundo com a alegria de Jesus hoje e sempre!

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro