Os cultos semanais que antes eram realizados na sede de Missões Mundiais, desde março seguem remotamente, por conta da necessidade de afastamento social. É uma forma de manter os colaboradores conectados, além de tornar possível a participação dos missionários que estão nos campos. A cada semana, ministrados por missionários e gerências diferentes, os cultos trazem testemunhos e reflexões importantes nesses tempos de pandemia, em que estar perto de Deus é mais essencial do que nunca.

Os cultos já contaram com a ministração de integrantes do PEPE Internacional, ex-participantes do programa Voluntários Sem Fronteiras e do programa Radical. Por várias vezes também teve a direção do Pr. João Marcos Barreto Soares, diretor executivo da JMM, e participação de todas as gerências e colaboradores da sede.

Na última semana, no dia 16 de julho, a celebração foi ministrada pelos missionários da Região 5, que abrange o Norte da África e o Oriente Médio. O tema foi sobre grandes desafios e a reflexão teve como base a passagem bíblica de 1Samuel 17. Os missionários trouxeram depoimentos de desafios que enfrentaram hoje no campo. Eles falaram ainda sobre como Deus age para conduzi-los e ampará-los nesse momento de pandemia.

Um dos testemunhos compartilhados foi da missionária Sofia, que atua no Norte da África.

“Um dos momentos mais difíceis que vivi foi em 1997, quando toda a equipe sofreu um acidente enquanto voltávamos de um trabalho missionário. Naquele momento, três missionárias partiram para o Senhor. Das quatro, apenas eu sobrevivi. A filha do pastor ficou em coma e o outro filho levou um grande golpe no rosto. Mas Deus, com sua infinita graça, sempre cuidando, e de forma linda e maravilhosa. Fomos evacuados primeiro para a capital do país e depois a nossa JMM, que tinha um convênio maravilhoso com o INSS, nos levou até a Espanha. E lá eu fui operada. Uma prótese na perna direita e outra na clavícula esquerda. Deus cuidou de tudo de uma forma linda e maravilhosa. Mas o que eu mais agradeço a Deus é pela visão da nossa JMM. Ali, na Espanha, eu passei alguns meses e depois voltei ao Brasil, fiz fisioterapia e retornei ao campo”, relembrou Sofia. “E quando eu voltei, você não imagina as surpresas que recebi. Várias muçulmanas que conheciam a mim e as outras missionárias do acidente, reconheceram a Jesus como Senhor e Salvador. E ali a igreja nasceu’, contou emocionada. 

A história de Sofia e as dos outros missionários foram inspiradoras e serviram como exemplos práticos de confiar em Deus diante de grandes desafios. Também houve momentos de louvor cantados em português e na língua dos campos, como o “Me perdoou” que se encontra disponível no YouTube (Hiperlink).

Ao final, o coordenador da região, Pr. Jessé Carvalho, deixou a seguinte reflexão:

“Vamos enfrentar os desafios com Deus, porque sabemos que o Senhor nos dá a vitória. Nele somos mais do que vencedor, porque temos Nele a nossa vitória.”

Que você possa sempre enfrentar seus desafios ao lado do Senhor, como os missionários de Missões Mundiais têm feito.

 

por Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)