Missões Mundiais teve a alegria de receber na Sede, na Tijuca/Rio de Janeiro,  representantes da Convenção Evangélica Batista do Uruguai (CEBU - Convención Evangélica Bautista del Uruguay) e uma missionária da Junta Missionária do Peru. Os visitantes vieram ao Brasil no início de abril para aprender mais sobre o DNA Missionário da JMM, que consiste no conjunto de elementos com princípios espirituais que impulsionam e orientam o desenvolvimento de uma vida missional de todos os discípulos de Jesus. Estes princípios espirituais são considerados os pilares da obra missionária.

O Pr. Raul Martínez (Presidente da CEBU), o Pr. Richard Gutierrez (Presidente do Departamento de Plantação de Igrejas), a Alejandra Ferreira (Presidente do Departamento de Evangelismo e Missões), a missionária Karina Taberna (integrante do DEM. Bend) foram os representantes uruguaios enviados, além da missionária da Junta de Missões do Peru, Lorena Campoverde, que também atua como mobilizadora e trabalha com a tribo Awajun da Amazônia peruana. Todos esses convidados foram recepcionados pelo Pr. Ruy Oliveira, missionário e Coordenador para as Américas da JMM. 

O Pr. Ruy compartilhou seus conhecimentos aprofundados sobre o DNA Missionário e ajudou os convidados com suas dúvidas mediante ao programa e os desafios de implementá-lo no seu país, o Uruguai e o Peru. Além de ajudar com a tradução entre Espanhol e Português nos momentos necessários. Durante uma semana os representantes uruguaios e peruanos, aprenderam mais sobre a importância do DNA Missionários e suas fases de implementação. 

O Pr. Alexandre Peixoto (Gerente de Missões da JMM), também participou em alguns momentos, dando uma palavra de incentivo e apoio aos visitantes. Além dele, também participou Maurício Bastos (Gerente de Mobilização da JMM) que, juntamente do Pr. Kelson Franco e do Pr. Felipe Oliveira (Mobilizadores do RJ) explicou como funciona o Programa de Mobilização de Missões Mundiais, bem como o papel dos promotores de missões voluntários, as parcerias e visitas às igrejas. 

Sobre a importância de compartilhar o DNA Missionário, o Pr. Ruy, expressou: 

    “O objetivo estratégico ‘Compartilhar o DNA Missionário JMM’ reflete o que queremos produzir: uma mudança interna nas pessoas e consequentemente nas igrejas e organizações denominacionais. Mudança esta que será capaz de ser replicada pelos próprios nacionais e alimentada pelos resultados colhidos através da mobilização das igrejas e do trabalho de seus vocacionados no campo.

    Compartilhar o DNA Missionário JMM consiste em mobilizar, capacitar e apoiar líderes, igrejas, organizações missionárias e instituições denominacionais para se engajarem na obra missionária global.”

Segundo dados da Aliança Batista Mundial, a Convenção do Uruguai possui atualmente 75 igrejas e pouco mais de 3 mil membros. Enquanto que a Convenção do Peru, possui 166 igrejas e cerca de 14 mil membros. São campos com inúmeros desafios, mas férteis para a propagação do DNA Missionário. Como em qualquer mudança, é necessário sabedoria e persistência, capacidades que serão dadas aos líderes pelo Espírito Santo que Deus os guiará nessa jornada. Além de nossas orações e apoio.  

Agora, de volta aos seus países, eles precisam traçar estratégias e ver como externalizar a metodologia e aplicação do DNA Missionário entre seus membros e irmãos em Cristo. Missões Mundiais segue prestando todo o apoio necessário, para que o Uruguai e o Peru juntem-se a nós no cumprimento da Missão, visando completar a ordenação da Grande Comissão dada por Jesus.

Vamos Completar a Missão compartilhando o DNA Missionário.

Jamile Darlen

Jornalista de Missões Mundiais