Eles são médicos, enfermeiros, socorristas, farmacêuticos. São profissionais da saúde que em seu dia a dia levantam cedo como qualquer outro trabalhador, se dirigem aos seus locais de labor e retornam no fim do dia para suas casas, onde compartilham com seus familiares como foi seu dia. Mas agora eles escolheram usar seus dons e talentos de forma diferente. E, ao invés de receberam uma recompensa financeira no fim do mês, eles recebem sorrisos e muitos “obrigados” diariamente. São irmãos e irmãs em Cristo que deixaram o conforto de suas casas, o convívio na igreja e a rotina de trabalho para levar ajuda a pessoas atingidas pelo Ciclone Idai, em Moçambique. 

A caravana emergencial do programa Voluntários Sem Fronteiras de Missões Mundiais chegou ao país africano na última sexta-feira (12) e já tem feito a diferença para muitos. Só nos quatro primeiros dias, eles atenderam pessoas com problemas variados de saúde na Igreja Batista do Dondo, nos assentamentos de desabrigados em Mafambisse e de Mutua e na Igreja Batista de Savane. Um total de 2 mil atendimentos para a alegria da população e das missionárias que atuam no Dondo, Noemia Cessito, Ana Cristina e Cícera. 

“A prioridade são as pessoas que estão em abrigos temporários nos assentamentos de desabrigados. Essas pessoas perderam suas casas e familiares no ciclone. Tem alguns casos de crianças que perderam o pai e a mãe.  Elas vivem sozinhas nesses abrigos temporários”, relata o líder da caravana Daniel Moulie. 

Para Daniel, integrante do staff Brasil de Missões Mundiais, essa é uma grande experiência de vida. Ele conta que muitas organizações internacionais estão em Moçambique, mas que nenhuma delas têm ido aos mais necessitados. Isso deixa evidente a importância da presença de Missões Mundiais no Dondo.

“Há muitos atingidos pelo ciclone que não conseguem ir até o centro do Dondo, pois estão em locais de difícil acesso. Hoje (16/04), por exemplo, nós fomos em uma localidade a uma hora do Dondo, na Igreja Batista de Savane, onde não há atendimento médico. Ao encerramos os atendimentos, as mulheres do local esperaram que todos nós saíssemos de dentro da igreja, onde estávamos atendendo, para agradecer a Deus por termos ido até lá. Elas entendiam que nós tínhamos sido enviados por Deus”, emociona-se Daniel ao contar. 

Hoje (17/04), os voluntários estão em Nhamatanda, a 62 km do Dondo. Ore para que continuem levando mais que saúde física, saúde da alma. Clame ao Pai para que os moçambicanos compreendam que estão recebendo o cuidado de Deus por meio de pessoas que são seus irmãos e irmãs em Cristo. Peça para que um dia eles também tenham a oportunidade de anunciar o Evangelho da salvação por meio de suas ações e orações. 

Uma nova caravana seguirá a Moçambique em maio. Saiba mais aqui. Para inscrições, escreva para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro