Participei da segunda equipe de voluntários enviada por Missões Mundiais à Moçambique. Fui enviado como socorrista, mas com um coração de servo. Deus viu isso e me fez ser usado profundamente naquele lugar.  

Fui preparando minha mente pra passar por momentos de grandes dificuldades. Mas Ele,  perfeito como é, cuidou de tudo nos mínimos detalhes. 

Fiquei impressionado como os moçambicanos e as missionárias nos receberam com tanta alegria e amor. Um povo que vive praticamente sem dignidade alguma tendo tanto pra oferecer. 

Nos primeiros dias os trabalhos foram de evangelização nas comunidades. Tive oportunidade de falar de Jesus, orar com alguns que encontrei pelo caminho. Foi muito abençoador. 

A missionária Noêmia Cessito fez uma reunião com nossa equipe pra saber em que área cada um poderia atuar. 

Eu sendo marceneiro e atuando também na área da Construção Civil recebi uma missão bem especifica: preparar um curso de marcenaria para os jovens e adultos da igreja local e, tendo tempo, colaborar com um irmão que é Engenheiro. Na área da construção infelizmente não me restou tempo pra participar, mas ele conseguiu realizar um bom trabalho. 

Olha Deus agindo

A missionária Maria Emília, que está morando lá e fazendo um belo trabalho com as crianças, me procurou e disse que precisava de duas estantes pra montar uma brinquedoteca. Pronto! Já tínhamos um projeto a executar.

Além desse, eu estava de saída pra comprar as madeiras e vi um banco chamado RALO. Decidi tirar as medidas do mesmo pra produzir outros. 

O curso foi um sucesso, teve até certificado. Tive a participação de 16 jovens e 2 adultos que deram o seu melhor e produziram sozinhos as duas estantes e dois bancos (ralo) com as orientações dadas por mim. 

O meu coração “explodiu” de felicidade  em poder compartilhar um pouco do meu conhecimento e em saber que isso pode transformar a vida deles. 

Deus agindo novamente.

O socorrista foi só com esse nome, mas Deus já tinha o plano preparado para o marceneiro. 

Precisei retornar, mas sabendo que uma boa semente foi plantada e que, em nome de Jesus, dará frutos em abundância. Pude trazer de lá muito amor recebido, uma nova visão de missões e uma grande bagagem  de aprendizado. Isso fará parte de toda a minha daqui por diante. Recebi muito mais do que pude oferecer, essa é a verdade. Aquele povo passou a  ser meu povo. 

Espero retornar em breve a Moçambique. Tenho que agradecer ao nosso Deus e dar  um muito obrigado a todos que fizeram parte desse trabalho abençoador.

 

Alex Furtado da Costa
Socorrista, marceneiro e voluntário em Moçambique