Em tempos de crises, em tempos difíceis, onde o mundo atravessa graves problemas de saúde e econômicos de proporções  exorbitantes, somos levados, pela nossa natureza humana, a nos voltarmos para nós mesmos e protegermos nossas famílias pouco se importando com o próximo. É o famoso “primeiro eu, depois ele”! Perdemos a nossa amabilidade e a alegria, vindo, então, o temor. 

Lembro-me muito bem que, neste período de quarentena, enquanto operava uma criança em uma cirurgia de urgência, na sala ao lado a poucos metros, um homem vítima de infecção por Covid-19 estava morrendo! Eu senti medo! Muito medo! Hoje, ao refletir sobre esta experiência, veio a mim a passagem de 1João. 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. 

Pedi perdão a Deus pelo meu medo! Como posso amar e não temer? Aí, veio a mim também, o que o próprio Jesus falou em Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. 

Embora o contexto seja outro eu notei que o termo aqui usado por Jesus é o mesmo: amar é servir. Então, percebi que o meu amor pelo Senhor (o meu serviço e o servir o Mestre) deve afastar todo o temor (medo) porque este amor (servir) é aperfeiçoado em nós para que, no dia do juízo, tenhamos confiança (1João 4:17). E, esta minha reflexão levou-me às palavras de Moisés em Êxodo 20:20: Moisés disse ao povo: Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar. 

Não há razão para temer (sentir medo da justiça de Deus! Sim, porque o cristão não deve temer a morte e sim o próprio Deus!) se o amor (servir) a Deus está sendo aperfeiçoado a cada dia! Não há razão para temer se o temor de Deus (à Sua Palavra) está em nós! 

Participar do Proclamai me fez entender ainda mais que podemos sim, em tempos difíceis, manter a nossa amabilidade e alegria anunciando a razão da nossa esperança: Jesus Cristo! Participar do Proclamai me fez enxergar que eu posso amar as nações e os povos em qualquer circunstância porque este amor é aperfeiçoado por Deus a cada dia! Que o Senhor nos ajude a amar sempre e sempre!

 

Dr. Jardel Nicácio
Neurocirurgião, Voluntário Sem Fronteiras e palestrante no Proclamai 2020

 

Doe agora