O programa Voluntários Sem Fronteiras enviou ao Oriente Médio duas equipes de pessoas que se dispuseram a levar o amor de Jesus a refugiados sírios na região. O grupo que embarcou no início de outubro e retornou ao Brasil no fim do mês foi liderado pelo missionário Caleb Mubarak; pela coordenadora do programa, Luciana Nascimento e pelos missionários coordenadores da região, Jessé e Quézia Carvalho.

Mesmo diante de alguns desafios, como a língua e a cultura, os voluntários decidiram doar um pouco do seu tempo, habilidades, amor e esperança a esse povo que tanto necessita da graça do Senhor. Ali, eles puderam interagir com os obreiros e desenvolver atividades como: encontros infantis por meio de artes, histórias bíblicas e jogos educativos.

Devido às questões culturais, somente as voluntárias puderam interagir com as mulheres, onde tiveram momentos muito preciosos, realizando junto a elas o cuidado da mulher. Auxiliaram as missionárias nas oficinas de decoupage e confecções de cartões, além da oficina de crochê e sachê. Havia no grupo uma psicóloga que pôde oferecer palestras às mulheres, abordando temas relacionados à amizade, resiliência, ansiedade e depressão.

No Centro Comunitário, que atende especificamente os refugiados sírios que vivem na região, os voluntários tiveram a oportunidade de participar da Farmacotécnica, um projeto que dá oportunidade aos homens de produzirem o que aprendem, garantindo o seu próprio sustento. O objetivo principal do projeto é promover relacionamentos e, assim, testemunhar do amor de Jesus, pois após a oficina eles tinham o costume de sentar para conversar. Os voluntários prepararam um chá para todos e puderam sinalizar o amor de Jesus entre aqueles homens.

Os vocacionados ajudaram também com a pintura da casa de uma síria já convertida, além de todos os dias irem jogar futebol com os adolescentes, transmitindo além das técnicas de jogo, alegria e esperança de um tempo melhor em Jesus.

Uma das equipes de voluntários teve a oportunidade de visitar um Hospital/Sanatório, um centro que trata de doenças torácicas e uma escola muçulmana que recebe alunos nacionais e crianças refugiadas. Na escola, eles puderam interagir com algumas turmas de educação infantil, brincaram, demonstraram amor e apresentaram uma peça teatral falando do grande amor de Jesus pelas crianças. A visita impactou o inspetor da escola, que chamou uma das missionárias para dizer que gostaria de receber outras visitas como aquela.

No total, por meio das atividades no Centro Comunitário, mais de 300 pessoas foram atendidas e, além das ações nesse Centro, a equipe foi convidada pelos obreiros a realizar atividades para as crianças das famílias que já são atendidas. Cerca de 150 crianças estiveram presentes e puderam ouvir sobre o plano da salvação.

Os voluntários também participaram do projeto de visitação aos lares com os missionários. As visitas acontecem quinzenalmente e 33 famílias recebem um grupo de obreiros. Eles estudam a Bíblia com aqueles que aceitam ouvir. O trabalho tem dado frutos. Homens e mulheres têm se convertido e aceitado a Jesus como seu salvador e abandonado a prática do islã. As equipes de voluntários puderam ver como Jesus tem agido na vida daquelas pessoas e naquela região.

Faça parte de uma viagem missionária você também. Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e saiba como.